País

Registro para veículos agrícolas passa a valer em outubro no Brasil

Em outubro deste ano, termina o prazo de cadastro de tratores e máquinas agrícolas que transitam em via pública no Brasil. Os proprietários devem cadastrar seus veículos junto ao Registro Nacional de Tratores e Máquinas Agrícolas (Renagro). Em uma publicação no Diário Oficial da União, em março deste ano, o Decreto 11.014, que regulamenta a medida, visa aumentar a segurança em relação a furtos, roubos e outras ocorrências envolvendo esse tipo de maquinário.

Primeiramente, o Renagro cria uma base de dados com informações dos veículos agrícolas em nível nacional. Desta forma, ao realizar o registro, o produtor rural recebe o documento Renagro. O documento serve para atestar a posse do seu maquinário, trazendo mais segurança também para as operações de compra e venda destes veículos.

O documento contém informações básicas sobre o veículo, seu proprietário e outros dados que comprovam o registro. Ele pode ser apresentado por meio físico ou digital, mas é obrigatório que o proprietário esteja de posse do documento quando o veículo estiver transitando em via pública. Entretanto, no caso de maquinário que  não transite em via pública ou que tenha sido fabricado antes de 2016, o registro é opcional.

Pré-cadastro de veículos agrícolas

Um pré-cadastro deve ser feito fabricantes, importadores, empresas autorizadas pelos fabricantes a comercializar ou dar assistência técnica aos veículos agrícolas, como concessionárias. Este, deve conter informações sobre o modelo, local de produção, nome e registro profissional do responsável técnico, assim como código de chassi, ano de fabricação, dimensões, além dos itens obrigatórios para trânsito em via pública. Atualmente, não há nenhum documento que comprove a posse destes veículos além da nota fiscal.

A verificação do registro de propriedade do trator ou da máquina agrícola, estará incluída no pré-cadastro em nome do proprietário. Esta, será demonstrada por meio de nota fiscal ou de documento com fé pública em nome do proprietário e gravação do código do chassi no veículo agrícola, sem indícios de adulteração.

Após a realização da análise documental, que inclui a verificação do registro de propriedade, o produtor terá acesso ao seu documento Renagro. Esse processo é todo feito por meio de uma plataforma eletrônica do Governo Federal. O proprietário também poderá colar um QR Code no veículo com suas informações para facilitar a fiscalização.

Receba as notícias do Três Passos News pelo WhatsApp:

https://chat.whatsapp.com/GNo8igTT3e0FHvgScjR0D6

Leouve

Tres Passos News

Direção e redação.

Published by
Tres Passos News
Tags: destaque

Recent Posts

PRF resgata cães de acidente na BR-285 e emociona vítimas em hospital

Durante o atendimento a um acidente de trânsito com lesões, na manhã desta Sexta-feira Santa,…

2 minutos ago

Orquídea chocolate: linda, cheirosa e fácil de cuidar

Descubra por que a orquídea chocolate é linda, cheirosa e fácil de cuidar — ideal…

3 minutos ago

Adolescente atira contra irmão de 6 anos com arma de uso restrito no Norte do RS

Uma equipe da Força Tática do 13º BPM de Erechim foi acionada para atender uma…

15 minutos ago

Por que mulheres têm risco maior de Alzheimer do que homens? Cientistas encontram pista

Pesquisadores brasileiros e norte-americanos descobriram que mulheres com declínio cognitivo, desde casos mais leves até…

4 horas ago

Massa de ar polar avança sobre o RS e deve derrubar a temperatura até quarta-feira

Apesar do predomínio do sol, a Páscoa e o feriado de Tiradentes serão de frio intenso em todo o Rio…

4 horas ago

Coluna Semanal – Os Soberbos

Parte da mensagem mediúnica de Adolfo, bispo de Argel. (Marmande 1862). “Homens, por que vos…

15 horas ago

This website uses cookies.