Educação
Foto: Divulgação

O planejamento elaborado pelo governo do RS para o retorno das atividades escolares será apresentado pelo governador Eduardo Leite nesta quarta-feira. Na mesma videoconferência, serão divulgados os resultados da nova etapa da pesquisa da Universidade Federal de Pelotas (Ufpel) sobre a prevalência do coronavírus no território gaúcho. O calendário para os novos anúncios no enfrentamento à Covid-19 foi anunciado nesta segunda-feira pelo chefe do Estado em transmissão ao vivo pela página do Facebook.

Entretanto, o governador afirmou que o retorno às escolas será gradual, por etapas, com a utilização do ensino remoto “como uma excepcionalidade”. “Não acredito que o ensino remoto substitua o ensino presencial, mas ele é melhor do que não termos quaisquer processo de aprendizagem”, ressaltou.

O documento preliminar trazia um planejamento, com apontamentos genéricos, dividido em nove protocolos: Gestão; Higienização Pessoal; Entrada/Saída de Alunos; Distanciamento; Instalações; Desinfecção; Alimentação/Cantinas; Ensino e Transporte.

Apesar do governador anunciar a apresentação do planejamento nesta quarta-feira, na quinta-feira deve acontecer uma importante reunião entre representantes das secretarias estaduais da Educação (Seduc) e do Planejamento (Seplag). As pastas elaboraram os protocolos com integrantes das Promotorias de Justiça Regionais de Educação, do Ministério Público do RS.

Correio do Povo