Polêmica
Foto: Arquivo/Luís Carlos Pez/Três Passos News

Na manhã de hoje, 17 de janeiro, a reportagem da Rádio Sarandi conversou com Simone Tomazi, formada em ciências biológicas, que trouxe um ponto de vista biólogo, sobre a possível retirada dos plátanos na BR 386 com a BR 158, no trecho entre Palmeira das Missões e Boa Vista das Missões.

De acordo com Simone, os plátanos são originários da América do Norte e foram introduzidos no Brasil, se adaptando muito bem na região sul do país. “Os plátanos são espécimes que se adaptaram muito bem aqui no Rio Grande do Sul e são muito bem cultivados para o sombreamento e a ornamentação das cidades”, afirma.

Imagens: Arquivo/Luís Carlos Pez/Três Passos News

Segundo Simone, entende-se que o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) esteja preocupado com a segurança dos usuários da rodovia, mas que existem manutenções e monitoramentos que podem ser realizados no local, podendo ser evitada a retirada dos mesmos. “Como técnica, eu vejo que pode ser feito o monitoramento constante para manter o local, que se tornou inclusive turístico”, comenta.

A bióloga ainda cita que, qualquer ação que possa evitar a retirada de alguma área florestal deve ser proporcionada. “Obtemos muita influência da parte florestal na nossa vida, então é necessário analisar muito bem antes de retirar qualquer árvore, claro que também é necessário pensar na segurança das pessoas”, conclui.

O DNIT já informou que no momento não há previsão de retirada dos espécimes. Primeiramente, serão realizadas análises para confirmar se algum dos plátanos realmente representa risco.

Participe do nosso grupo de WhatsApp!

https://chat.whatsapp.com/JYluchMp1Wf43mJY9aO3b3

Rádio Sarandi