A venda de um trator pela internet para um suposto morador de Três Passos teria causado um prejuízo de 16.500 reais a um agricultor do município de Araranguá, em Santa Catarina. O caso foi denunciado por familiares da vítima na noite desta sexta-feira, 18, ao Três Passos News.
Conforme relato da vítima à polícia, Sidnei Marcelino Teixeira, de 43 anos, fechou o negócio após anunciar o veículo no Facebook com o golpista, que teria usado o nome de Nelson José Ogemblowsk e se passado por morador de Três Passos, no último dia 15, sendo que recebeu a cópia do depósito pelo WhatsApp e encaminhou o trator por um frentista particular, que teria deixado o maquinário em uma propriedade rural distante 20 quilômetros da cidade, após parar em um posto de combustíveis. Ainda conforme o boletim, no dia seguinte, ao conferir a conta bancária, descobriu que não havia depósito nenhum. Depois disso, o golpista não lhe atendeu mais e bloqueou as conversas no aplicativo.
Caso alguém tenha visto o trator Valmet, de cor amarelo, ano 71, na Região de Três Passos, pode comunicar o 190 ou à Polícia Civil mais próxima.
A Polícia Civil de Araranguá investiga o caso.
Como funciona o golpe
O golpe funciona sempre da mesma forma: o criminoso identifica a vítima que anunciou a venda de algum produto – seja em sites de venda pela internet ou outros meios, e faz contato por meio de telefone ou de conversas pelo WhatsApp, oferecendo um valor muito acima do solicitado inicialmente pelo vendedor. O objetivo é atrair a atenção para realizar um negócio rápido, afirmando que irá depositar o valor em conta bancária e enviar o comprovante ao vendedor.
No entanto, a operação é falsa, ou seja, é feita mediante a utilização de comprovantes fraudados ou de depósitos feitos em caixas sem nenhum dinheiro no interior dos envelopes. Como o valor só será confirmado pelo banco posteriormente, cerca de 24 horas depois, os criminosos coletam o produto antes do banco constatar que nenhum valor foi enviado à conta.
Não caia no golpe
– Valores muito acima do solicitado devem ser motivo de desconfiança
– Sempre priorize o contato pessoal direto com o comprador
– Aguarde a confirmação do depósito para enviar o produto ao comprador
– Não aceite negociar com terceiros ou intermediários.