Foto: PC/Divulgação
O homem suspeito de ter amarrado e arrastado de carro uma égua por uma estrada em São Leopoldo, na Região Metropolitana de Porto Alegre, afirmou, em depoimento à Polícia Civil na terça-feira (25), que teria arrastado o animal por acidente, pois não viu que ele havia ficado preso ao veículo. Ele levava a égua para um local com o objetivo de abandoná-la, afirmou.
“[Ele conta] que, ao amarrar e puxar o animal até o local [onde pretendia abandoná-lo], não percebeu que ele tinha caído e ficou preso e, por isso, continuou a andar com o carro”, diz o delegado André Serrão, responsável pela investigação.
O nome do suspeito não foi divulgado. Ele contou à polícia que é dono do animal e pretendia abandonar a égua na região do bairro Arroio da Manteiga porque não tinha um local para mantê-la – e usou o carro para levá-la até lá.
“[Ele diz] que, ao olhar pelo espelho retrovisor do carro e ver o animal no chão, se desesperou e fugiu”, conta o delegado Serrão.
O caso foi flagrado por um funcionário da Secretaria de Proteção Animal (Sempa) de São Leopoldo na última segunda-feira (24). Ele contou à polícia que o homem soltou a égua do veículo e fugiu depois que percebeu a presença do servidor público na Estrada do Socorro.
O homem vai responder a um termo circunstanciado de maus-tratos a animais, de acordo com a Polícia Civil.
“Tecnicamente, não há indiciamento. Nesses casos, a pena é de no máximo um ano, podendo aumentar se o animal morrer. É diferente quando falamos de cão e gato: a pena é de dois a cinco anos e, aí, a gente tem uma reprimenda muito maior. Maus-tratos contra outros animais são tão graves quanto, mas é como é a legislação”, explica o delegado Serrão.
Celeste
A égua foi batizada de Celeste pela clínica veterinária do Cesuca Centro Universitário, em Cachoeirinha. O centro especializado está responsável pelo tratamento do animal.
Conforme a prefeitura, o secretário de Proteção Animal e também médico veterinário, Cláudio Giacomini, atestou que a égua tinha ferimentos por todo o corpo, além de uma lesão antiga na articulação da pata direita. Apesar dos ferimentos, Giacomini informou que a saúde da potranca era estável, mas exigia cuidados veterinários urgentes.
Égua machucada em São Leopoldo — Foto: Divulgação/ Juliano Palinha
Receba as principais notícias no seu celular:
https://chat.whatsapp.com/EvKimMBKVIv8axhE9r9OX5
Siga-nos no Facebook: https://www.facebook.com/www.trespassosnews.com.br
G1 RS
Um trágico acidente envolvendo uma máquina agrícola resultou na morte de um agricultor na manhã…
Na tarde desta sexta-feira, 4 de abril de 2025, uma aeronave de pequeno porte, prefixo…
Um acidente de trânsito entre dois veículos causou a morte de uma pessoa na tarde…
O final de semana dos gaúchos exigirá um casaquinho. Isso porque, no sábado (5), a…
Foram identificadas as pessoas que morreram em decorrência de um grave acidente de trânsito ocorrido…
Um gerente de uma empresa de laticínios no Noroeste do Rio Grande do Sul foi…
This website uses cookies.