Polícia

Ex-servidor bancário é suspeito de comprar casa com dinheiro desviado de 136 contas no RS

Um ex-servidor do Banrisul, de 35 anos, é suspeito de ter adquirido um imóvel em Palhoça (SC) com dinheiro desviado de 136 contas de clientes no Rio Grande do Sul. O montante furtado, de acordo com a Polícia Civil, é de R$ 231.936,02. A Justiça determinou o bloqueio do imóvel até o final da investigação. Ele foi alvo de um mandado de busca e apreensão durante a manhã desta quarta-feira (15). Documentos e um celular foram apreendidos

Por meio de nota, o Banrisul informou que tem rigorosos controles internos de prevenção a fraudes e que toma medidas administrativas assim que identifica casos suspeitos.

De acordo com o delegado Filipi Bringhenti, responsável pela investigação, os desvios ocorreram entre 2015 e 2019. O suspeito ocupava o cargo de analista no banco, foi alvo de uma auditoria interna e confessou o crime, razão pela qual houve a sua demissão por justa causa.

“Ele confessou para a auditoria do banco Banrisul que desviou os valores. Trabalhava em uma agência em Porto Alegre”, relata o delegado.

Não se sabe exatamente quantos clientes foram alvo do suspeito, pois eles poderiam ter mais de uma conta no banco. A investigação aponta que eram 136 contas da espécie “extra-contábil 2 (melhor idade)”, ou seja, de correntistas já falecidos.

Para “maquiar” a origem do dinheiro, o delegado Bringhenti conta que ele “lavava o dinheiro” transferindo valores para as contas de diversos familiares. Posteriormente, teria adquirido a casa em Palhoça.

“O que nos chamou a atenção foi que o valor que consta na escritura como recursos próprios é compatível com o valor transferido pelo investigado para a conta bancária de familiares”, explica o delegado.

O suspeito, de acordo com a polícia, não foi localizado na casa. Pessoas que estavam no local disseram que ele “se encontra internado com grave problema de saúde”. O delegado Bringhenti não pretende pedir a prisão do suspeito, pois “a prova já se encontra adiantada e o patrimônio apto a permitir a recuperação dos ativos ilicitamente auferidos”.

O Banrisul devolveu o dinheiro aos correntistas que tiveram valores desviados.

Nota do Banrisul

O Banrisul informa que possui rigorosos controles internos de prevenção a fraudes. Nos episódios de identificação de casos suspeitos, imediatamente são tomadas medidas administrativas de investigação, reparação de eventuais danos, além de procedimentos internos em relação a empregados envolvidos. Quando cabível, é realizada notícia-crime à autoridade pública com subsídios apurados pela instituição, mantendo colaboração constante com o procedimento investigatório.

Participe do nosso grupo de WhatsApp!

https://chat.whatsapp.com/HuFVWw1792u0QSjXIJ2qUA

G1 RS

Tres Passos News

Direção e redação.

Recent Posts

3 curiosidades sobre a bela-emília que tornam a planta ainda mais especial

Conheça 3 curiosidades sobre a bela-emília que revelam sua beleza, usos medicinais e resistência surpreendente…

3 horas ago

Jovem vítima de acidente residia em Lajeado e veio visitar o pai em Esperança do Sul

Um acidente grave registrado na noite deste domingo de Páscoa (20) resultou na morte de Leandro…

6 horas ago

Retorno do feriado causa filas na travessia do rio Uruguai, entre Barra do Guarita e Itapiranga

O encerramento do feriado de Páscoa provocou grande movimento de veículos na manhã desta segunda-feira,…

7 horas ago

4 cortes modernos para valorizar cabelos grisalhos em 2025

Conheça 4 cortes modernos que valorizam os cabelos grisalhos em 2025 e garanta um visual…

9 horas ago

Mulher de 35 anos segue na UTI após acidente com morte na VRS-822, em Esperança do Sul

Uma mulher de 35 anos, passageira de um Fiat Línea, que ficou gravemente ferida em…

14 horas ago

Impressora multifuncional Samsung: por que está entre as favoritas do mercado?

Se você está pensando em comprar impressora Samsung, saiba que as versões multifuncionais da marca…

14 horas ago

This website uses cookies.