Polícia

Investigação aponta célula de organização criminosa em cidade no Noroeste do RS

Uma organização criminosa, que teria célula também em Santo Ângelo, foi desmantelada em operação da Polícia Civil nesta segunda-feira (13). De acordo com o delegado Charles Dias do Nascimento, o trabalho é decorrente de uma investigação, que durou sete meses, conduzida por essa polícia judiciária de Farroupilha, na Serra Gaúcha. Além do município das Missões, as 19 ordens judiciais foram cumpridas também em Ipatinga/Minas Gerais e Guarulhos/São Paulo.

Ainda segundo a Polícia Civil, essas células seriam especializadas na prática de fraude relacionadas às empresas de cutelaria. O trabalho policial visa a prisão de indivíduos pelos crimes de organização criminosa e lavagem de dinheiro decorrentes de delitos relacionados a fraudes.

Em Santo Ângelo, duas pessoas foram presas preventivamente e 11 mandados de busca e apreensão foram cumpridos, tendo sido executados pelas equipes da Delegacia de Polícia de Farroupilha, com apoio das equipes da Delegacia de Polícia de Santo Ângelo. Os presos são apontados como estando entre os líderes do grupo, conforme a Polícia Civil, e foram localizados em suas residências, no município.

Investigação

Durante a investigação, apurou-se, segundo a Polícia Civil, que o grupo criminoso criava ou se apropriava de contas em redes sociais (facebook, instagram e whatspp), ora criando perfis fake, ora utilizando de perfis existentes (provavelmente clonados por eles utilizando os anúncios reais e imagens de três empresas de cutelaria do RS mediante impulsionamento – tráfego pago) e ofereciam os produtos com valores expressivamente inferiores, captando a vítima através desse marketing fraudulento e encaminhando a uma página de vendas (ora utilizando domínios falsos ora apenas a página de vendas criadas em plataformas específicas), cujo pagamento realizado através de pix destinado a uma conta “laranja”; as vítimas percebiam o golpe depois de alguns dias porque não recebiam os produtos.

No decorrer das investigações, apurou-se que os criminosos, para a perfectibilização dos crimes, utilizaram 13 domínios falsos (todos bloqueados judicialmente) dezenas de contas laranjas, nove diferentes linhas telefônicas e em torno de 10 diferentes perfis em redes sociais (facebook e instagram – todos bloqueados).

Foram identificados e rastreados 43.010 IP’s de conexão; somente nos últimos 15 dias da investigação o Grupo criminoso trocou 10.777 mensagens de whatsapp com supostas vítimas, identificadas via dados de conexão, oriundas de todos os estados da Federação, portanto a fraude teve abrangência nacional.

No período investigado os criminosos movimentaram, no mínimo, R$ 1.8000,00 decorrente das fraudes. Ainda segundo a Polícia Civil, todos ostentavam luxuoso padrão de vida.

Apurou-se que um dos criminosos, na noite desta terça-feira (13), estavam se deslocando para o exterior, quando a equipe da delegacia de Farroupilha verificou que ele fez a imigração no Aeroporto de Guarulhos por volta das 22 horas, ocasião em que a Polícia Federal foi acionada para prestar apoio, sendo realizada a prisão dele dentro do avião que estava prestes a partir para Santiago do Chile.

Os outros dois líderes do grupo foram presos em suas residências em Santo Ângelo. Após as providências de praxe, todos foram encaminhados ao sistema prisional.

Seja o primeiro a ficar informado!

Receba as notícias do Três Passos News no seu celular:

https://chat.whatsapp.com/LpSJn1andC28wbpj7mEFso

Polícia Civil

Tres Passos News

Direção e redação.

Recent Posts

Por que mulheres têm risco maior de Alzheimer do que homens? Cientistas encontram pista

Pesquisadores brasileiros e norte-americanos descobriram que mulheres com declínio cognitivo, desde casos mais leves até…

1 hora ago

Massa de ar polar avança sobre o RS e deve derrubar a temperatura até quarta-feira

Apesar do predomínio do sol, a Páscoa e o feriado de Tiradentes serão de frio intenso em todo o Rio…

1 hora ago

Coluna Semanal – Os Soberbos

Parte da mensagem mediúnica de Adolfo, bispo de Argel. (Marmande 1862). “Homens, por que vos…

13 horas ago

Homem de 34 anos está na condição de desaparecido em cidade da Região

Um homem de 34 anos, é dado como desaparecido desde que saiu de casa por…

13 horas ago

Seis feminicídios são registrados na Sexta-feira Santa no Rio Grande do Sul

O feriado da Sexta-feira Santa, que deveria ser marcado por momentos de reflexão e paz, foi…

14 horas ago

Casal de jovens é morto a facadas no RS; suspeito do crime é o ex-namorado da vítima

Um duplo homicídio foi registrado na madrugada desta sexta-feira (18) na comunidade de Arroio Feliz,…

19 horas ago

This website uses cookies.