Polícia

Operação desarticula esquema de roubo de máquinas agrícolas no RS e venda na Argentina

Uma operação da Polícia Civil, deflagrada na manhã desta terça-feira (12) em diversas regiões do Estado, prendeu duas pessoas por envolvimento em esquema de roubo de máquinas agrícolas. As prisões foram em Passo Fundo, no norte gaúcho.

A ação, realizada através da Delegacia Especializada na Repressão aos Crimes Rurais e Abigeato (Decrab) de Bagé, na campanha, cumpriu seis mandados de prisão e 10 de busca e apreensão em Santo Ângelo e São Miguel das Missões, no noroeste, em Passo Fundo, no norte, e em Santa Cruz do Sul, na Região dos Vales. 

Segundo a polícia, o grupo era das Missões e agia havia pelo menos sete anos em outras regiões do Estado, para não levantar suspeitas. A investigação começou há 10 meses e verificou a existência de associação criminosa que agia no roubo a propriedades rurais em todo o Estado. 

Segundo o delegado responsável pela operação, Guilherme Fagundes Nunes, há suspeita de que as máquinas fossem comercializadas na Argentina.

— Esses indivíduos atuam entrando em propriedades rurais, geralmente à noite. Eles rendem toda a família com emprego de arma de fogo, bastante violentos, com a finalidade de subtrair objetos pessoais, mas, principalmente, implementos agrícolas. Levavam uma prancha de caminhão onde transportavam tratores, ou maquinários, para depois fazer a venda. Detectamos que parte desses materiais são enviados para a Argentina para ser comercializados lá — disse o delegado.

O grupo é suspeito de ter cometido, apenas neste ano, pelo menos quatro crimes de furto e roubos de tratores nas cidades de Aceguá, Piratini, Pedras Altas e Canguçu, totalizando seis máquinas.

Durante as diligências, um dos alvos foi preso e outro indivíduo foi detido em flagrante por tráfico de drogas, em Passo Fundo.

Outras cinco pessoas estão foragidas, segundo a polícia, possivelmente na Argentina. Todos os envolvidos têm passagem por crimes contra o patrimônio, principalmente de máquinas e defensivos agrícolas.

— Agora vamos buscar a cooperação internacional, pois há uma forte suspeita que parte deles esteja na Argentina — finalizou o delegado.

Foram apreendidos diversos objetos de interesse da investigação, como telefones celulares e um tanque de combustível com capacidade de 1.000 litros, utilizado pelo grupo para abastecer veículos durante a fuga. As investigações continuam.

Receba as principais notícias no seu celular:

https://chat.whatsapp.com/BMTnJNtsqa40Jxv58Jajvt

Siga-nos no Facebook: https://www.facebook.com/www.trespassosnews.com.br

Gaúcha ZH

Tres Passos News

Direção e redação.

Recent Posts

Papa Francisco morre aos 88 anos

O papa Francisco morreu na madrugada desta segunda-feira (21), aos 88 anos. O óbito ocorreu…

21 minutos ago

Jovem de 26 anos morre em acidente na noite de domingo na VRS-822, em Esperança do Sul

Um acidente de trânsito entre dois veículos resultou na morte de uma pessoa na noite…

7 horas ago

MP abre investigação e intima mãe que nega vacinar filho de 3 anos contra o covid-19

Em Brusque (SC), o Ministério Público de Santa Catarina (MP-SC) iniciou uma investigação contra uma…

11 horas ago

Polícia descobre que homem em situação de rua iria ser morto na Páscoa e crime transmitido ao vivo

Três homens foram presos, neste domingo (20), por planejarem executar um homem em situação de…

11 horas ago

Concursos públicos no Rio Grande do Sul oferecem 1.556 vagas; confira

Concursos públicos no RS (Rio Grande do Sul) oferecem 1.556 vagas com salários que podem chegar…

12 horas ago

Falsa biomédica que realizava procedimentos estéticos é investigada pela polícia no RS

Uma mulher é investigada pela polícia do RS por se passar por biomédica e atender…

12 horas ago

This website uses cookies.