Polícia
Foto: Divulgação

O caso que chocou a cidade de São Gabriel, na Fronteira Oeste, envolveu um homem que confessou ter atirado o próprio filho, de apenas cinco anos, de uma ponte sobre o Rio Vacacaí. Tiago Ricardo Felber, de 40 anos, circulou de bicicleta com o menino, Théo Ricardo Ferreira Felber, por cerca de três horas antes da tragédia ocorrida na tarde de terça-feira (24), dia em que completou aniversário.

Segundo o delegado Daniel Severo, inicialmente, o plano de Felber era assassinar a ex-companheira e o atual parceiro dela. No entanto, ele teria desistido da ideia no domingo (23). A motivação, conforme apontado pela polícia, seria a recusa do pai em aceitar o fim do relacionamento e o fato da ex-mulher estar seguindo com a vida.

O próprio Felber relatou que a separação aconteceu em novembro, sem que ele entendesse os motivos. Após o rompimento, a mãe e o filho mudaram para o Vale do Sinos. No sábado (22), ele buscou Théo e o levou para São Gabriel. Já no domingo à noite, conforme depoimento, ele teria reformulado seus planos e decidiu agir contra o filho, como forma de atingir a mãe da criança.

Durante a noite de segunda-feira (24), Felber afirmou ter tentado esganar o filho, mas a criança sobreviveu. O menino, conforme apuração policial, apresentava sinais de agressões anteriores.

Na manhã seguinte, ele saiu com o filho em uma bicicleta e percorreu diversos pontos da cidade até chegar à ponte sobre o Rio Vacacaí. O delegado informou que o homem tinha a intenção de concluir o que havia começado na noite anterior.

Câmeras de segurança flagraram pai e filho circulando pela cidade por volta das 9h40min. Théo aparece sendo transportado em uma caixa plástica, semelhante às usadas em supermercados.

Ambulante conhecido na região por vender produtos coloniais, Felber lançou o menino da ponte por volta do meio-dia. A queda, agravada pelo baixo nível do rio devido à seca, fez com que a criança atingisse pedras no leito do rio.

Foto: Divulgação

Ainda não está claro se Théo estava vivo no momento da queda. O delegado afirmou que as imagens indicam que a criança estava sentada e com postura ereta, o que sugere que poderia estar viva. A causa exata da morte será determinada pelo laudo pericial.

Após o crime, Felber foi até um restaurante e almoçou normalmente. Ele então contou à irmã o que havia feito e, posteriormente, se entregou à Brigada Militar. Foi preso em flagrante e encaminhado ao sistema prisional, acusado de homicídio doloso.

O corpo da criança foi retirado do local antes das 17h e levado ao Posto Médico-Legal de Santa Maria. Ainda não há previsão para a liberação do corpo.

A Prefeitura de Nova Hartz, onde Théo vivia com a mãe e estudou na EMEF Imigrante, divulgou uma nota lamentando profundamente a perda do menino:

“A Prefeitura de Nova Hartz manifesta seu profundo pesar pelo falecimento de Theo Ricardo Felber, aluno da EMEF Imigrante. Aos familiares e amigos, desejamos força nesse momento de dor e luto”.

Receba as principais notícias no seu celular:

https://chat.whatsapp.com/D0RDjvChlCFGU5mWZ176cg

Siga-nos no Facebook:

https://www.facebook.com/www.trespassosnews.com.br

Rádio Uirapuru