Polícia
Foto: Reprodução

Um homem de 38 anos, condenado a 24 anos e seis meses de prisão pelo crime de estupro de vulnerável contra a própria filha, foi preso na tarde de sexta-feira (31) no município de Corupá, no Norte de Santa Catarina. O foragido era procurado desde o início de julho, data em que o mandado de prisão foi expedido após o trânsito em julgado da sentença condenatória.

A captura foi efetuada por policiais da Delegacia de Investigações Criminais (DIC) de Jaraguá do Sul, com o apoio da Delegacia de Polícia de Corupá. Desde a expedição da ordem judicial, as equipes mantiveram ações investigativas contínuas para localizar o condenado, que mudava frequentemente de endereço na tentativa de despistar as forças de segurança.

Abusos ocorriam enquanto a mãe da vítima era dopada

De acordo com as investigações da Polícia Civil, os crimes foram praticados em Corupá e tiveram início em 2021, quando a vítima tinha oito anos de idade. Os abusos se prolongaram até o período em que a criança completou aproximadamente dez anos.

O inquérito apontou que o homem se aproveitava da condição de saúde da esposa, que possui deficiência visual, para cometer os atos. Ele ministrava substâncias para dopar a mulher e, enquanto ela dormia, praticava a violência sexual contra a filha do casal. A mãe desconhecia as agressões.

A vítima conseguiu relatar os abusos apenas após a separação dos pais, no momento em que passou a residir em um ambiente seguro. Até o término do relacionamento, o temor em relação ao pai impedia a denúncia. Assim que tomou conhecimento do ocorrido, a mãe procurou a Delegacia de Polícia de Corupá, instaurando o processo que resultou na responsabilização criminal do autor.

Sentimento de justiça e desfecho para a família

Durante o atendimento policial, a mãe da vítima expressou aos investigadores o desejo de ver o ex-companheiro cumprindo a pena. Enfrentando um quadro grave de saúde, ela temia falecer antes que a prisão fosse efetuada.

Logo após a efetivação da captura, as equipes comunicaram o cumprimento do mandado à mãe e à filha. A corporação relatou que a informação foi recebida com emoção e alívio por parte dos familiares, colocando fim a um período prolongado de angústia.

A Polícia Civil de Santa Catarina ressaltou que a prisão foi viabilizada pelo trabalho integrado entre a DIC de Jaraguá do Sul e a Delegacia de Corupá, além de reiterar a importância dos canais de denúncia para a apuração e responsabilização de crimes graves.

Jornal Razão

Receba as principais notícias no seu WhatsApp:

https://chat.whatsapp.com/HFKl9gaK9NmEi5SMTiG16p