Polícia
Foto: Polícia Federal / Divulgação

Uma operação da Polícia Federal (PF) cumpriu 13 mandados de busca e apreensão em cinco cidades do Rio Grande do Sul e uma de São Paulo na manhã desta quinta-feira (27). As ações ocorreram em Venâncio Aires e Santa Cruz do Sul, no Vale do Rio Pardo, Lajeado, no Vale do Taquari, Canoas, na Região Metropolitana, Santa Maria, na Região Central, e em Jacareí (SP).

A investigação apura a atuação de um grupo formado por cerca de 10 empresários, oriundos de Santa Cruz do Sul e Venâncio Aires. Segundo a PF, o grupo teria causado prejuízos a mais de cem prefeituras do Rio Grande do Sul. A corporação não confirma, mas a reportagem apurou que se tratam das empresas GRA Máquinas, GLX e RAG

O que aconteceu

A primeira denúncia partiu de indícios de irregularidades no município de Santa Maria. Em todo o Estado, as fraudes teriam ocorrido entre 2017 e 2026 e envolvido contratos para a compra de 724 máquinas de terraplanagem. Juntos, os contratos somam mais de R$ 406 milhões.

De acordo com a investigação, os empresários mantinham negócios formalmente independentes, mas que eram controlados pelas mesmas pessoas. Para participar das licitações, eles teriam simulado concorrência e apresentado propostas previamente combinadas, além de forçar a redução dos preços apresentados por concorrentes. Com isso, segundo a PF, os valores firmados nos contratos geralmente ficavam acima dos praticados pelo mercado.

A investigação também aponta que, além da lavagem de dinheiro, as vantagens financeiras obtidas com o esquema eram usadas para beneficiar servidores públicos.

Durante a operação, foram apreendidos oito veículos de luxo, além de telefones celulares e documentos. O material será analisado e deve auxiliar no andamento das investigações. Até o momento, ninguém foi preso. 

Contraponto

Em nota, o advogado Raul Linhares, que defende as três empresas, afirmou:

“Manifestamos a nossa convicção de que todos os fatos sob investigação serão devidamente esclarecidos e que será comprovada a regularidade das atividades desenvolvidas pelas empresas GRA Máquinas, GLX e RAG, empresas que há anos têm desempenhado um relevante papel no desenvolvimento de setores como construção civil, infraestrutura e agricultura, além de apoio a diversas causas sociais. Registramos a nossa confiança no sistema de Justiça e que as empresas prestarão toda a colaboração necessária para o andamento das investigações.”

Gaúcha ZH

Receba as principais notícias no seu WhatsApp:

https://chat.whatsapp.com/EvKimMBKVIv8axhE9r9OX5