
A Polícia Federal deflagrou nesta quinta-feira (13) a Operação EmendaFest, a fim de investigar crimes de desvios de recursos públicos, corrupção ativa e passiva. A operação busca combater o desvio de dinheiro de emendas parlamentares que iriam para o Hospital Ana Nery, em Santa Cruz do Sul.
A PF informou que foram cumpridos ao menos 11 mandados de busca e apreensão e dois mandados de busca pessoal. A Justiça também determinou o afastamento do cargo e das funções públicas de dois investigados, além do bloqueio de valores de contas de pessoas físicas e jurídicas.
De acordo com o G1, um dos alvos da operação é um assessor do deputado Afonso Motta (PDT-RS) e a investigação apontaria a existência de um “contrato de propina”, que seria um documento indicando um percentual da emenda a ser desviado e dividido entre as partes, incluindo um funcionário do hospital. Durante a operação, os policiais encontraram ao menos R$ 160 mil em dinheiro com os alvos da investigação, segundo informou o G1.
As ordens judiciais, autorizados pelo ministro Flávio Dino, do Supremo Tribunal Federal, foram cumpridas nos municípios gaúchos de Estrela, Rosário do Sul, Santa Cruz do Sul, Venâncio Aires e Lajeado, além de Brasília.
*Com informações da PF e do G1.
Receba as principais notícias no seu celular:
https://chat.whatsapp.com/HFKl9gaK9NmEi5SMTiG16p
Siga-nos no Facebook: https://www.facebook.com/www.trespassosnews.com.br
Sul 21