Polícia

Polícia descobre que homem em situação de rua iria ser morto na Páscoa e crime transmitido ao vivo

Três homens foram presos, neste domingo (20), por planejarem executar um homem em situação de rua de “forma brutal”, transmitindo o crime ao vivo pela plataforma Discord em troca de dinheiro. Segundo a polícia, eles seriam os chefes do grupo, que praticava uma série de ataques de ódio na internet, principalmente contra negros, mulheres, adolescentes e animais.

Caio Nicholas Augusto Coelho, de 18 anos, Kayke Sant Anna Franco, de 19, e Bruce Vaz de Oliveira, de 24, — que se apresentava como ativista ambiental nas redes, participando até de eventos internacionais — coordenavam as atrocidades na plataforma. Entre os crimes incitados por eles, a Polícia Civil aponta maus-tratos a animais, indução à automutilação, estupro virtual, racismo e incitação ao crime como forma de “entretenimento”.

Em coletiva sobre a prisão do trio, o secretário de Polícia Civil Felipe Curi afirmou que o crime contra o homem em situação de rua estava previsto para as 15h deste domingo.

“Hoje, evitamos a morte de um morador de rua que estava sendo preparada para as 15h, em comemoração ao aniversário de Hitler (nazista alemão responsável por massacre a minorias durante a Segunda Guerra Mundial). Cuidem dos seus filhos, observem seus filhos. Veja o que eles estão fazendo na internet. Esse é o tipo de crime em que o inimigo está dentro de casa interagindo com seus filhos. Quando você dá conta, já é tarde demais”, comunicou o secretário.

De acordo com delegada Maria Luiza Harmínio Machado, titular da 19ª DP (Tijuca), o morador de rua ainda não havia sido definido, mas seria alguém que o grupo encontrasse próximo à residência deles. Ela reforçou que Bruce Vaz, que mora com a mãe em Vicente de Carvalho e não tem emprego fixo, é o nome por trás do servidor do Discord em que crimes eram orquestrados.

“O Bruce era o responsável por essa página, pelo servidor no Discord. Ele tinha ciência de quem acessava o perfil e participava das chamadas de vídeo, até porque os links de acesso eram passados para pessoas indicadas. Além do homem em situação de rua, também planejavam matar um coelho nesta Páscoa. Todo mundo que entrava na página tinha o intermédio dele”, explicou.

“Ele costumava adotar gatos e dissecá-los. Na hora da prisão, uma carcaça de animal foi encontrada na casa dele. Quando chegamos ao local, a mãe dele não acreditou que o filho pudesse estar envolvido com casos do tipo. Já ele foi o tempo todo dissimilado, dizendo ‘Nunca fiz isso. Deus me livre’, mentindo de forma descarada”, disse.

A delegada disse que a operação foi deflagrada graças a uma informação que recebeu do Laboratório de Operações Cibernéticas, do Ministério da Justiça, na última sexta-feira:

“Esses indivíduos já vinham sendo investigados. No entanto, na sexta-feira, surgiu um senso de urgência por causa dessa possibilidade de assassinato. A partir disso, conseguimos identificar quatro alvos. Desses quatro, dois são os responsáveis pela página: Bruce, o dono da página, e um adolescente de 17 anos. Para chegar a ser administrador de uma página, você já tem que participar dela há bastante tempo e ir praticando atos criminosos até galgar posição de poder. Então, isso significa que muito antes dos 17 esse menor já fazia parte desse tipo de ambiente. Caio e Kayke eram os que realizariam o atentado à pessoa em situação de rua”, detalhou a delegada.

A investigação não conseguiu definir quantos membros a organização criminosa tinha, já que cada evento no Discord contava com um número determinado de pessoas. Questionada se os homens presos neste domingo têm relação com casos anteriores de ataques a pessoas em situação de rua, como o ocorrido no dia 18 fevereiro na Zona Oeste do Rio, Maria Luiza disse que não há ligação direta.

Na ocasião, um adolescente de 17 anos foi apreendido após lançar dois coquetéis molotov em Ludierley Satyro José, de 46 anos, que dormia numa calçada da Avenida Germário Dantas, no bairro Pechincha. A cena foi transmitida ao vivo pelo Discord. Um militar, Miguel Felipe dos Santos Guimarães da Silva, de 20 anos, suspeito de planejar e filmar este ataque no início do ano, foi preso.

A próxima fase da investigação, afirmou a delegada, será identificar os espectadores que doavam dinheiro para o grupo:

“Mais de uma pessoa fez pagamento em dinheiro para uma conta ligada ao grupo, via Pix. Agora, vamos aprofundar a investigação para chegar em cada um deles”, finalizou.

Em nota, a Polícia Civil destacou que “a instituição segue investigando outros membros do grupo e alerta os responsáveis por crianças e adolescentes sobre os riscos de exposição prolongada e sem monitoramento em ambientes virtuais. A operação reforça o papel fundamental da integração entre segurança pública, tecnologia e atuação proativa no combate aos crimes digitais”. As informações são do jornal O Globo.

Receba as principais notícias no seu celular:

https://chat.whatsapp.com/DkFcLPqw5hUFY4xFSh64MW

Siga-nos no Facebook:

https://www.facebook.com/www.trespassosnews.com.br

O Sul

Tres Passos News

Direção e redação.

Recent Posts

Jovem de 26 anos morre em acidente na noite de domingo na VRS-822, em Esperança do Sul

Um acidente de trânsito entre dois veículos resultou na morte de uma pessoa na noite…

4 horas ago

MP abre investigação e intima mãe que nega vacinar filho de 3 anos contra o covid-19

Em Brusque (SC), o Ministério Público de Santa Catarina (MP-SC) iniciou uma investigação contra uma…

8 horas ago

Concursos públicos no Rio Grande do Sul oferecem 1.556 vagas; confira

Concursos públicos no RS (Rio Grande do Sul) oferecem 1.556 vagas com salários que podem chegar…

9 horas ago

Falsa biomédica que realizava procedimentos estéticos é investigada pela polícia no RS

Uma mulher é investigada pela polícia do RS por se passar por biomédica e atender…

10 horas ago

Corpo de Bombeiros atende ocorrência de pessoa desaparecida em rio na Região

No início da noite deste domingo (20), o Corpo de Bombeiros de Três de Maio…

11 horas ago

Pedidos de medidas protetivas poderão ser feitos online no RS após seis feminicídios em 24h

Após o assassinato de seis mulheres em menos de 24 horas no Rio Grande do…

11 horas ago

This website uses cookies.