Polícia

Polícia prende 15 suspeitos de agiotagem e tortura de ‘clientes’ no Rio Grande do Sul

A Polícia Civil prendeu, durante operação na manhã desta quinta-feira (10), 15 pessoas suspeitas de fazer parte de uma organização criminosa envolvida com agiotagem e tortura de clientes que não pagavam o dinheiro que pediam emprestado no Rio Grande do Sul.

Mais de 300 ordens judiciais foram cumpridas em oito cidades. São 18 mandados de prisão e mais de 50 de busca e apreensão nas cidades de Porto Alegre, Alvorada, Gravataí, Tramandaí, Viamão, Cachoeirinha, Canoas e Guaíba. Além disso, houve sequestro de 96 veículos, de uma lancha, de 22 imóveis e bloqueio de 41 contas bancárias.

De acordo com a Polícia Civil, a organização criminosa foi descoberta após assalto a uma agência bancária no bairro Moinhos de Vento, em Porto Alegre, em janeiro de 2023. O crime foi registrado em vídeo (veja acima). As imagens mostram os assaltantes usando papelão para não serem gravados pela câmera. Do local, foram levados R$ 556.479,52. Provas reunidas pela Polícia Civil indicam que os agiotas emprestavam dinheiro roubado dessa forma aos “clientes”.

Como as dívidas eram impagáveis devido aos juros abusivos, segundo a Polícia Civil, os “clientes” ficavam em débito e atrasavam os pagamentos, o que fazia com que membros do grupo criminoso fossem atrás delas.

“A análise do material obtido durante as investigações deixou claro que os investigados, na medida que algum pagamento atrasasse, caçavam os devedores através de anúncios em aplicativos de mensagens, oferecendo, inclusive, dinheiro para quem fornecesse informações sobre o paradeiro de determinadas pessoas”, divulgou a Polícia Civil.

Quando eram encontradas, essas pessoas que deviam dinheiro aos agiotas eram torturadas e as agressões eram gravadas em vídeos. As imagens, então, eram usadas pelos criminosos para intimidar outras pessoas que estavam em débito.

“Tais agressões serviam de alertas a outros devedores, ou seja, caso determinado valor não fosse pago, ‘a vítima seria a pessoa do vídeo de amanhã'”.

Ao longo do último ano, a Polícia Civil identificou 41 pessoas físicas e jurídicas com envolvimento no esquema. Elas devem ser responsabilizadas por usura (agiotagem), extorsão, tortura e lavagem de dinheiro.

Receba as principais notícias no seu celular:

https://chat.whatsapp.com/DkFcLPqw5hUFY4xFSh64MW

Siga-nos no Facebook:

https://www.facebook.com/www.trespassosnews.com.br

G1 RS

Tres Passos News

Direção e redação.

Recent Posts

PRF resgata cães de acidente na BR-285 e emociona vítimas em hospital

Durante o atendimento a um acidente de trânsito com lesões, na manhã desta Sexta-feira Santa,…

22 minutos ago

Orquídea chocolate: linda, cheirosa e fácil de cuidar

Descubra por que a orquídea chocolate é linda, cheirosa e fácil de cuidar — ideal…

23 minutos ago

Adolescente atira contra irmão de 6 anos com arma de uso restrito no Norte do RS

Uma equipe da Força Tática do 13º BPM de Erechim foi acionada para atender uma…

35 minutos ago

Por que mulheres têm risco maior de Alzheimer do que homens? Cientistas encontram pista

Pesquisadores brasileiros e norte-americanos descobriram que mulheres com declínio cognitivo, desde casos mais leves até…

4 horas ago

Massa de ar polar avança sobre o RS e deve derrubar a temperatura até quarta-feira

Apesar do predomínio do sol, a Páscoa e o feriado de Tiradentes serão de frio intenso em todo o Rio…

4 horas ago

Coluna Semanal – Os Soberbos

Parte da mensagem mediúnica de Adolfo, bispo de Argel. (Marmande 1862). “Homens, por que vos…

16 horas ago

This website uses cookies.