Polícia
Foto; PC/Divulgação

A Polícia Civil prendeu em flagrante neste sábado (11), prestes a embarcar em voo para o  Rio de Janeiro, um homem suspeito de  estuprar uma adolescente de 17 anos, moradora de Viamão, na  Região Metropolitana. A detenção ocorreu às 14h, no aeroporto Salgado Filho.

O homem tem 19 anos e manteria vídeos íntimos da vítima em seu celular. Ele teria utilizado as imagens para chantagear e submeter a jovem à prática de relação sexual. O suspeito estava com os familiares e se preparava para retornar ao Estado fluminense depois de passar férias na serra gaúcha.

— O homem foi preso em flagrante e, com autorização da Justiça, confirmamos a existência dos vídeos e de mensagens contendo um conjunto grande de indícios da violência psicológica que a adolescente estava sofrendo — diz a titular da Delegacia de Polícia Especializada no Atendimento à Mulher de Viamão, delegada Marina Dillenburg.

O estupro, de acordo com as investigações, teria sido praticado na quarta-feira (8), em Gramado, e o relato da vítima às autoridades deu partida às investigações que conduziram até a operação no aeroporto, que teve apoio da Polícia Federal.

O suspeito prossegue preso no Núcleo de Gestão Estratégica do Sistema Prisional (Nugesp) e deverá ser apresentado na segunda-feira (13) para uma audiência de custódia perante a Justiça.

Relacionamento teria começado em bate-papo sobre games

De acordo com as investigações, o suspeito e a adolescente se conheceram em junho do ano passado, em um ambiente virtual para bate-papo sobre videogames.

— Eles iniciaram um namoro à distância. Após alguns meses, ele começou a exercer um comportamento dominador sobre a menina. Exigia fotos e tentava controlar até mesmo a roupa que ela iria vestir — relata a delegada.

As ameaças teriam começado em outubro, após três meses de conversas por aplicativo de comunicação. Apesar de estar descontente, a adolescente não conseguiria encerrar o relacionamento porque a ameaça de exposição das imagens íntimas seria intensificada quando ela tentava evitar contatos.

Conforme as investigações, o homem vinha pressionando a adolescente para encontrá-lo em sua passagem pelo Rio Grande do Sul. O suspeito chegou ao Estado acompanhado pela mãe e pelo padrasto para passar férias.

Na quarta-feira (9), a adolescente teria sido coagida pelo suspeito a tomar um transporte de aplicativo até o Salgado Filho, de onde seguiu com a família dele até Gramado.

— Chegando no hotel, ele obteve a permissão para ter um quarto separado. Pelo que indicam os depoimentos, a menina era proibida de falar e os familiares do homem desconheciam a natureza violenta da relação — explica Marina Dillenburg.

De acordo com o depoimento da adolescente, lá ocorreram mais agressões psicológicas e ela acabou sendo forçada a ter relações sexuais. A adolescente contou à polícia que, depois de violentada, aproveitou um momento de descuido para deixar o quarto. Ela disse que saiu discretamente do hotel e acionou transporte de aplicativo para voltar à Viamão. Somente ao chegar em casa, a menina teria resolvido desabafar com amigas, que levaram o caso ao conhecimento dos pais e da direção da escola onde estudam.

— A vítima foi encaminhada para perícias relacionadas à agressão sexual e também à grave violência psicológica à qual esteve submetida por meses. Ela está extremamente fragilizada, sentindo-se culpada pelo que ocorreu e disse que acreditava que poderia evitar que as imagens fossem conhecidas de sua família e pessoas de sua relação. Fica o alerta de que esse tipo de violência deve ser denunciado o quanto antes à polícia — diz a delegada.

Participe do nosso grupo de WhatsApp!

https://chat.whatsapp.com/HuFVWw1792u0QSjXIJ2qUA

Gaúcha ZH