A Brigada Militar publicou uma nota na tarde deste sábado, 29, com mais informações sobre um intenso tiroteio ocorrido na tarde de ontem 28, na localidade de Lajeado Corredeira / Novo Machado, nas margens do rio Uruguai. A informação já havia sido publicada na manhã deste sábado pelo Jornal Sentinela.
Segundo a nota divulgada, a Brigada Militar agiu com rapidez e conteve um conflito na localidade de Lajeado Corredeira, interior de Novo Machado. A ocorrência, motivada por uma disputa de terras às margens do rio Uruguai, resultou em quatro feridos e na apreensão de armamento. A região do fato já é considerada um ponto sensível e alvo de monitoramento por parte da Inteligência da Brigada Militar e demais forças de segurança, devido às suas características geográficas de fronteira. Esse trabalho prévio de levantamento de dados e mapeamento de riscos foi fundamental para qualificar a pronta resposta das guarnições ao serem acionadas para conter os disparos de arma de fogo no local.
A ação tática e prisão com as informações do terreno já conhecidas pela atividade de inteligência, as guarnições, incluindo a Força Tática do 4ºBPAF, deslocaram-se rapidamente, garantindo a segurança para o atendimento dos feridos pelo Corpo de Bombeiros e SAMU. Simultaneamente, foi montado um cerco que resultou na interceptação de um dos veículos envolvidos na ERS-344.
No automóvel, foi identificado um homem que se apresentou como caçador, atirador e colecionador (CAC). Ele portava uma pistola calibre 9mm registrada, porém, transportada em desacordo com a legislação vigente (sem o devido porte de trânsito para a situação), configurando o ilícito. O homem foi preso em flagrante por porte ilegal de arma de fogo.
Na operação, retirou de circulação o seguinte material bélico:
01 Pistola calibre 9mm; 01 Revólver calibre .38; 01 Rifle de airsoft;
Diversas munições e estojos deflagrados de calibres 9mm, .38 e .12.
Todos os materiais e as partes envolvidas foram apresentados na Delegacia de Polícia de Santa Rosa para os procedimentos de Polícia Judiciária. A ação mobilizou 4 viaturas e 12 policiais militares.
O Comando Regional ressalta que a integração entre o monitoramento de inteligência e a força tática foi decisiva para evitar uma tragédia maior. A Brigada Militar segue muito atenta à região de Novo Machado e demais municípios, buscando a garantia da ordem pública e coibindo o uso de armas em disputas de qualquer natureza na faixa de fronteira.
Receba as principais notícias no seu celular:
https://chat.whatsapp.com/GNo8igTT3e0FHvgScjR0D6
Siga-nos no Facebook:
https://www.facebook.com/www.trespassosnews.com.br
Jornal Sentinela






