Política
Foto: Montagem/O Bairrista

Com a aproximação das eleições 2026, diferentes partidos e campos políticos começam a consolidar seus nomes para a corrida ao Palácio Piratini. Entre lideranças já conhecidas do eleitorado e estreantes na disputa, o cenário reúne representantes da esquerda, do centro e da direita. Confira quem são os principais pré-candidatos ao governo do Rio Grande do Sul até o momento:

– Ernani Polo (PP)

Agricultor e advogado, iniciou a carreira política em 2000, como vereador em Santo Augusto, como o mais votado da história do município. Desde 2011 exerce mandato como deputado estadual. No Executivo, foi secretário da Agricultura, Pecuária e Irrigação no governo Sartori e secretário de Desenvolvimento Econômico na gestão Eduardo Leite. Neste, participou da elaboração do Plano de Desenvolvimento Econômico, Inclusivo e Sustentável, e da criação da Invest RS, tendo como principal foco avanços na atração de investimentos, prospecção de negócios, estímulo ao empreendedorismo e aproximação com o setor produtivo.

– Edegar Pretto (PT)

Gestor público e filho do ex-deputado Adão Pretto, Edegar construiu sua trajetória política no Legislativo estadual, onde exerceu três mandatos como deputado estadual, entre 2011 e

2023. É um dos principais nomes da esquerda no Rio Grande do Sul. Em 2022, concorreu ao governo do Estado pela coligação Frente da Esperança, terminando em terceiro lugar no primeiro turno.

Atualmente, preside a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab).

– Gabriel Souza (MDB)

Advogado, ocupa o cargo de vice-governador do Rio Grande do Sul desde 2023. Antes disso, foi deputado estadual por dois mandatos, entre 2015 e 2023.

– Juliana Brizola (PDT)

Advogada, ex-deputada estadual e neta de Leonel

Brizola, iniciou a carreira política como vereadora de Porto Alegre, em 2008. Chegou à Assembleia Legislativa em 2010, reassumiu mandato em 2015 e foi reeleita em 2018. Em 2024, disputou a prefeitura de Porto Alegre por uma frente formada por PDT, Avante, PSB e União Brasil, mas não foi eleita.

– Luciano Zucco (PL)

Deputado federal pelo Rio Grande do Sul e tenente-coronel da reserva do Exército, iniciou a trajetória política em 2018, quando foi eleito deputado estadual. Posteriormente, conquistou uma vaga na Câmara dos Deputados. Em 2023, presidiu a CPI do MST e é um dos aliados políticos do ex-presidente Jair Bolsonaro no Estado.

– Marcelo Maranata (PSDB)

Advogado e prefeito de Guaíba, iniciou sua carreira política ao ser eleito chefe do Executivo municipal em 2020, sendo reeleito em 2024. Filiou-se ao PSDB em setembro de 2025.

– Evandro Augusto (Missão)

Policial rodoviário federal e jornalista, ganhou projeção por sua ligação com o Movimento Brasil Livre (MBL). O partido Missão, recentemente criado, mantém relação com o movimento. Esta será a primeira disputa eleitoral de Evandro, que estreia na tentativa de ingressar na política.

Receba as principais notícias no seu celular:

https://chat.whatsapp.com/CmyP3litXRj9MiTwu5EkPG

Siga-nos no Facebook:

https://www.facebook.com/www.trespassosnews.com.br

O Bairrista