Pesquisa Datafolha divulgada neste sábado (20) aponta que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) tem 47% das intenções de voto contra 43% do pré-candidato à presidência e senador Flávio Bolsonaro (PL) no segundo turno. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos.
No primeiro turno, o petista aparece com 41% das intenções, enquanto Flávio tem 31%. Essa é a primeira pesquisa Datafolha com a inclusão de novos nomes entre os pré-candidatos testados, como Aécio Neves (PSDB) e Joaquim Barbosa (DC).
A pesquisa foi encomendada pela Folha de S.Paulo e ouviu 2.004 entrevistados, nas 27 unidades da Federação, de 17 a 19 de junho. A margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos, e o nível de confiança é de 95%. O levantamento foi registrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número BR-09956/2026.
Primeiro turno
- Lula (PT): 41% (eram 40% em 22 de maio)
- Flávio Bolsonaro (PL): 31% (eram 31%)
- Ronaldo Caiado (PSD): 3% (eram 4%)
- Renan Santos (Missão): 3% (eram 3%)
- Romeu Zema (Novo): 2% (eram 3%)
- Aécio Neves (PSDB): 2% (não estava na pesquisa anterior)
- Samara Martins (UP): 2% (eram 3%)
- Augusto Cury (Avante): 2% (eram 2%)
- Joaquim Barbosa(DC): 1% (não estava na pesquisa anterior)
- Cabo Daciolo (Mobiliza): 1% (era 1%)
- Rui Costa Pimenta (PCO): 1% (era 1%)
- Hertz Dias (PSTU): 0% (era 0%)
- Edmilson Costa (PCB): 0% (não estava na pesquisa anterior)
- Em branco/nulo/nenhum: 7% (eram 9%)
- Não sabe: 4% (eram 3%)
Segundo turno
Cenário 1: Lula x Flávio
- Lula: 47% (eram 47% em 22 de maio)
- Flávio Bolsonaro: 43% (eram 43%)
- Indecisos: 1% (era 1%)
- Branco/nulo/não vai votar: 8% (eram 9%)
Cenário 2: Lula x Caiado
- Lula: 47% (eram 48% em 22 de maio)
- Ronaldo Caiado: 41% (eram 39%)
- Indecisos: 2% (eram 2%)
- Branco/nulo/não vai votar: 10% (eram 11%)
Cenário 2: Lula x Zema
- Lula: 48% (eram 48% em 22 de maio)
- Zema: 39% (eram 39%)
- Indecisos: 2% (eram 2%)
- Branco/nulo/não vai votar: 11% (eram 11%)
O cenário entre Lula e Flávio Bolsonaro é o mesmo da pesquisa divulgada em 22 de maio. Anteriormente, eles chagaram a aparecer numericamente empatados em um eventual segundo turno. Já em abril, Flávio Bolsonaro aparecia numericamente à frente, com 46%, contra 45% de Lula. O quadro era de empate técnico.
Gaúcha ZH
Receba as principais notícias no seu WhatsApp:
https://chat.whatsapp.com/LcUkJiPfFhlIDqww4qC7Wn
Siga-nos no Facebook:
https://www.facebook.com/www.trespassosnews.com.br






