Política
Foto: Reprodução

Eleito deputado estadual com mais de 100 mil votos, o atual secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Ruy Irigaray (PSL), vai retornar as atividades na Assembleia, somente nesta terça-feira (06), para protocolar um pacote de projetos a fim de “cumprir promessas de campanha”. Na quarta-feira, ele retorna para o primeiro escalão.

Ao todo, dez propostas serão protocoladas, entre elas a que acrescenta o revólver calibre 38 como artigo facultativo da “Pilcha Gaúcha”. Irigaray justifica o texto ao reforçar a “história do gaúcho com as armas de fogo”. Uma outra matéria obriga que as escolas privadas tenham ao menos um funcionário de segurança armado, com porte velado, nas dependências dela, para rápida resposta a qualquer incidente nas imediações.

Ruy Irigaray também vai propor um projeto para proibir qualquer comemoração, homenagem a personalidades ou datas alusivas ao comunismo, vetando ainda qualquer financiamento público a essas comemorações. “São projetos considerados bandeiras de campanha, que a gente está trazendo para a Assembleia”, reforça, lembrando não ter tido tempo de protocolar as matérias no início do ano, antes de se afastar do mandato.

Irigaray ainda vai apresentar um texto que cria o Programa de Incentivo ao Turismo, que visa alterar a lei do Sistema Estadual de Apoio e Incentivo a Políticas Estratégicas do Estado a fim de modernizar uma série de novos dispositivos que possibilitem a inovação e expansão do turismo gaúcho.

Caso alguma matéria seja considerada inconstitucional ou necessite de legislação federal, o presidente do PSL em Porto Alegre antecipa que pretende buscar o auxílio do presidente Jair Bolsonaro, via decreto presidencial.

Com o retorno de Irigaray ao Parlamento, Rodrigo Lorenzoni (DEM) retorna, por um dia, para suplência da coligação.

Rádio Guaíba