Política

Conviver com uma pessoa autoritaria é extremamente difícil. Porque geralmente eles não se dão conta do que são, e que por suas atitudes tornam o relacionamento complicado e na maioria das vezes impossível de prosperar.

Estamos falando de vários tipos de relações: de família, de amizade, de casamento e de trabalho, por exemplo.

O autoritário acredita que suas ideias são sempre as melhores e que precisam ser seguidas.

O autoritarismo não deixa margem para outras opiniões. Ele sufoca a todos.

Como esse perfil está em todos os lugares, na política não é diferente.

É até recorrente!

Um político autoritário se reconhece em poucos minutos.

Ele não defende as suas ideias no debate. Ele as impõem, como se fosse o dono da verdade.

Eu não poderia dizer que só haja autoritários em um espectro político, porque estaria sendo tendencioso, mas se fizermos uma análise profunda do pensamento e até mesmo uma pesquisa historiográfica, vamos constatar que esse traço do perfil psicológico acontece mais nos políticos progressistas de esquerda.

Primeiro, analise os países governados por ditadores. Na sua imensa maioria são regimes socialistas. Alguns com condutas que ultrapassam o autoritarismo e chegam ao terror.

Pense agora nos governantes dos países disfarçados de democracia, onde por exemplo, se realiza um plebiscito para saber se o povo quer o desarmamento e mesmo este povo respondendo nas urnas que não quer, os cidadãos são desarmados.

Pense num país onde se despeja dinheiro para emendas parlamentares, exatamente quando o governo quer aprovar uma das suas leis de controle da sociedade. Geralmente estes governantes mais autoritários são os que mais usam a palavra democracia, como se palavras fossem mais fortes do que atos.

Agora imagine na sua cidade, aqueles políticos que mesmo não estando em um cargo do executivo, usam o seu “poder parlamentar” para intimidar, agredir e até mesmo caluniar opositores.

Pense neste tipo de político governando o seu município!

Como diz aquele ditado: dê poder a um homem e o conhecerá de verdade.

Então, dê uma oportunidade para um autoritário e o seu arrependimento será caro demais. Pode custar uma geração inteira de atraso.

Porque somente estando com as portas abertas, ouvindo e dialogando com o povo, será possível construir uma sociedade com desenvolvimento social, econômico e principalmente pessoal de todos os cidadãos.

Por Carton Cardoso