Política

Vivemos na Região Celeiro, que tem este nome pelo solo fértil e a vocação agrícola e em certa medida também pecuária.

Diferente de muitos outros municípios, o nosso agro não é formado por grandes latifundios, mas sim por propriedades familiares, de pequeno e médio porte em sua maioria.

E é neste formato que reside uma das nossas grandes virtudes econômicas.

O nosso comércio é forte porque somos o ponto central econômico e de serviços da região. Mas esta força se dá, principalmente, porque temos esse potencial rural de um grande número de famílias que vivem do campo e que são consumidores deste comércio.

Apesar de termos mais de 2.700 empresas produzindo riqueza no município, podemos dizer que Três Passos é um município agrícola!

A compreensão deste fato é fundamental para o nosso desenvolvimento, pois isso indica que precisamos investir no agro.

Precisamos oferecer condições favoráveis para que este seguimento se desenvolva. E isso passa por um cuidado com as estradas do interior, por onde escoam os produtos.

A atenção para com este produtor, que além de trabalhar, trabalhar e trabalhar, precisa orar pela chuva, pelo sol, na hora certa. Ele precisa ser valorizado!

Já vivemos aqui em Três Passos um tempo em que as estradas rurais não faziam parte da preocupação da administração municipal. Intransitáveis, precisavam contar com a iniciativa dos moradores para amenizar o problema. Porque o foco era apenas o centro.

O que era visível!

Já vivemos aqui, um tempo em que o homem do campo, não tinha insentivo. Contava apenas com o apoio dos orgãos estaduais, federais, bancos e do sindicato.

Quando se pensa em políticas públicas, é fundamental pensar no futuro. E as vezes isso significa que algumas ações podem não ser visíveis hoje, mas elas serão fundamentais no futuro.

Essa realidade mudou!

Nossas estradas nunca tiveram tanta atenção e nunca estiveram em tão bom estado, apesar das chuvas.

Nunca houve tantas leis municipais de incentivo ao agro, criadas e sendo postas em prática como agora: Pró-Leite, Pró-Mel, Pró-Suíno, Pro-Aves, Pro-peixe, Porteira a Dentro e tantos outros.

E, novamente pensando no futuro, a reativação do Projeto Semeando, parceria das secretarias da Agricultura com a de Educação, tem sido um sopro de esperança, levando conhecimento e incentivo aos jovens, para que se mantenham no campo, produzindo, crescendo economicamente e como cidadãos, e acima tudo, realiando seus sonhos.

O Agro é nossa riqueza.

É um dos nossos diferenciais.

Ter este olhar cuidadoso é, e será fundamental para o nosso futuro!

Por Carton Cardoso