Educação
Foto: Ilustração

A Secretaria Estadual da Educação (Seduc) informa que o prazo de manifestação dos municípios para aderirem ao Programa Estadual  das Escolas Cívico Militares se encerra no dia 26 de fevereiro.

Para ser habilitarem e participarem do processo de indicação das escolas, as administrações municipais devem entrar em contato com a coordenação do Programa das Escolas Cívico-Militares da Seduc através do e-mail pecim@seduc.rs.gov.br ou do telefone (51) 3288-4715.

A manifestação de interesse deverá ser feita através de ofício do prefeito à Seduc, indicando a escola municipal a ser contemplada, bem como o número de alunos por turmas do Ensino Fundamental Anos Iniciais (1º ao 5º ano), do Ensino Fundamental Anos Finais (6º ao 9º ano) e do Ensino Médio.

O diretor-geral da Seduc e responsável pelo Programa no Estado, Paulo Magalhães, ressalta a importância das Prefeituras não perderem o prazo. “Todos os requerimentos pertinentes às candidaturas das instituições de ensino devem ser encaminhados com a maior brevidade, tendo em vista a complexidade de documentos a serem informados junto aos órgãos federais responsáveis”, destaca.

Programa das Escolas Cívico-Militares no Estado

O Programa Estadual das Escolas Cívico-Militares é uma iniciativa da Secretaria da Educação, inspirado no Programa Federal, em parceria com a Secretaria da Segurança Pública, Brigada Militar, Corpo de Bombeiros Militar e como os municípios, na forma do Termo de Cooperação nº 161/2020, que apresenta um conceito de educação voltado para crianças e adolescentes em vulnerabilidade social, com a participação do corpo docente da escola e apoio com apoio de policiais militares.

Até o momento, 12 municípios gaúchos já enviaram seus ofícios. São eles: Santiago, Arvorezinha, São Vicente do Sul, Dilermando de Aguiar, Tupanciretã, Santana do Livramento, São Francisco de Paula, Ibiaçá, Sananduva, São Miguel das Missões, Cacequi e Três Passos. 

Seduc RS