Denúncia
Foto: Reprodução

O prefeito de Derrubadas, Alair Cemin participou do programa Tribuna Popular de sábado, 22 de junho, onde conversou sobre uma reunião ocorrida em Santa Rosa, oportunidade em que foi discutida uma retomada do projeto de construção de uma Usina no leito do rio Uruguai, que coloca em risco o Salto do Yucumã. Nesta última semana, o prefeito, junto com outras autoridades, também participou de reunião na Secretaria Estadual de Meio Ambiente.

Salto Yucumã hoje!!👏🌳🍃

Posted by Parque Estadual do Turvo on Saturday, June 22, 2019

“Eles apresentaram uma proposta que diz que para a construção da Usina Panambi, seriam alagados 63 hectares, e sendo que se isso acontecer, em nosso ver, pelo rio sair da “caixa”, o salto seria encoberto e desapareceria”, o prefeito diz que, neste momento, as autoridades que se preocupam o Salto do Yucumã, estão cobrando novos estudos, que não há como sequer pensar em que a região possa perder o Salto.

O prefeito disse que não é contra a geração de energia, mas lembra que hoje existem muitas alternativas para a geração de energia que não prejudique a natureza. Alair Cemim, inclusive, citou que ele está trabalhando com um projeto para geração de energia em escolas e iluminação publica do município através da energia solar.

Foto: Reprodução

“Tem outra coisa que me chama atenção, por exemplo, em Porto Mauá, o município perderia 70% da sua área municipal. Os nossos agricultores são multados pelo corte de uma árvore e por qualquer coisinha e ai eles querem alagar 60 hectares do parque e mais uma série de área de mata e isso não está levando em conta”, chama a atenção o prefeito de Derrubadas.

 “Estamos nos agarrando com todas as forças para que a gente possa salvar o Salto do Yucumã”, finalizou o mandatário municipal.

Tribuna Popular/Rádio Província