Fenômeno
Foto: São Joaquim Online/Arquivo

Sempre que nas últimas semanas a MetSul publicava notícias de frio e geada tardios no Sul do Brasil invariavelmente apareciam comentários em tom de brincadeira nas redes sociais de que teria geada no Natal neste ano. É cedo para fazer qualquer previsão para o período natalino, mas se pode antecipar que há pouco mais de duas semanas do Natal pod ocorrer geada em algumas cidades do Sul do país.

Ar muito seco e mais frio ingressou nas últimas horas em parte do Sul do Brasil, o que explica mais um dia com máximas abaixo dos 30ºC em pleno dezembro em Porto Alegre e região metropolitana, além do vento que soprou por vezes moderado durante esta terça-feira na capital gaúcha. O ar seco proporcionará tempo muito aberto durante a madrugada desta quarta no Rio Grande do Sul e em diversas áreas de Santa Catarina, exceção de cidades costeiras.

Com o tempo aberto e o perfil seco da atmosfera, o resfriamento noturno será acentuado. As mínimas somente não serão mais baixas porque os dias têm amanhecido muito cedo com claridade já antes das 5h da manhã, uma vez que o solstício de verão está muito próximo. Em São José dos Ausentes, por exemplo, o sol nasce às 6h14 nesta quarta.

O amanhecer da quarta-feira terá mínimas abaixo de 10ºC em muitos municípios de maior altitude do Rio Grande do Sul e Santa Catarina com frio mais intenso ao amanhecer no Planalto Sul Catarinense e nos Campos de Cima da Serra. Na área de São José dos Ausentes, as mínimas devem ficar entre 5ºC e 7ºC com chance de geada fraca e isolada em baixadas. No Planalto Sul de Santa Catarina, marcas ainda menores com provável geada em baixadas.

As madrugadas de quinta e sexta devem repetir a mesma tendência com ar seco e tempo aberto que favorecerão mínimas muito baixas para esta época do ano. O amanhecer da quinta, inclusive, pode ser o mais frio desta semana com marcas abaixo de 5ºC na região de Ausentes e tão baixas quanto 2ºC a 4ºC no Planalto Sul Catarinense, o que resultará em geada.

Os mapas acima são do modelo meteorológico canadense, disponível ao assinante em nossa seção de mapas da página. Eles mostram a probabilidade de geada no Planalto Sul de Santa Catarina tanto no amanhecer desta quarta como da quinta-feira.

Mas que ninguém acredite em dias frios. A temperatura muito baixa se limita exclusivamente à noite, nas cidades de maior altitude e em pontos principalmente de baixada. O mesmo perfil muito seco da atmosfera que favorece o forte resfriamento noturno também proporciona um muito rápido aquecimento durante o dia e as tardes agradáveis.

Se algumas regiões terão frio, outras vão sim anotar calor intenso. O Oeste e o Noroeste do Rio Grande do Sul e o Oeste de Santa Catarina devem ter tardes muito quentes com céu azul e ar muito seco nesta segunda metade da semana. As máximas em alguns municípios passam dos 35ºC.

Na Grande Porto Alegre, máximas próximas dos 30ºC nesta quarta e ainda mais altas nos dias seguintes, apesar das noites amenas em que as mínimas podem descer a 14ºC ou 15ºC em pontos da área metropolitana.

Receba as notícias do Três Passos News no seu celular:

https://chat.whatsapp.com/Ko4h3dPyJnpD8UOiAoke57

Fonte: https://metsul.com/frio-e-geada-no-sul-do-brasil-a-apenas-duas-semanas-do-natal/?fbclid=IwAR3HCM63v-2Kar2etZOzkX3_JXwEn42tRzm5TxEQDCOwLUj3DvuIBv5jKFA .