Tempo
Foto: Anselmo Cunha/PMPA

Frio chegou e começa hoje uma sequência de dias de temperatura baixa. Uma massa de ar frio ingressou no Rio Grande do Sul nas últimas horas e vai definir as condições do tempo no restante desta semana, inicialmente chamando a atenção pelas máximas baixas e na sequência pelas mínimas que cairão acentuadamente quando a atmosfera ficar seca.

Com efeito, nesta quarta, por exemplo, muitas cidades do Estado devem ter marcas ao redor ou abaixo dos 15ºC no meio da tarde. Mais, em alguns pontos de maior altitude as marcas estão ao redor ou logo abaixo dos 10ºC. O vento, mesmo fraco, contribuirá para aumentar a sensação de frio. Na Serra, com chuva e nevoeiro, a condição será invernal.

E amanhã, uma vez que haverá chuva ainda no Nordeste do Estado e com a chegada de ar ainda mais frio, as máximas do dia serão ainda mais baixas em cidades da Serra e dos Aparados da Serra, devendo ficar abaixo dos 10ºC em diferentes pontos durante a tarde.

Já na quinta-feira, entretanto, ar mais seco começa a tomar conta do Rio Grande do Sul, ingressando pelo Oeste do Estado, e vai tomar conta do território gaúcho no final da semana. Será o segundo momento deste episódio de frio. O primeiro úmido com máximas baixas e o segundo seco com mínimas baixas.

Com isso, as madrugadas vão ser mais frias e as tardes agradáveis no final desta semana no Rio Grande do Sul. As menores mínima devem ser esperadas na sexta-feira e no fim de semana. Será quando o tempo aberto e seco com vento calmo favorecerá um maior resfriamento noturno e um declínio mais acentuado da temperatura na madrugada, o que vai resultar em formação de geada em diferentes regiões do Estado. 

O resfriamento será maior em especial nas baixadas dos locais de altitude, uma vez que o ar frio é mais denso e pesado, logo tendendo a escoar para as partes mais baixas durante o resfriamento das horas noturnas.

A Grande Porto Alegre, por exemplo, vai, de novo, e pela segunda semana seguida, ter mínimas de um dígito. Já locais de maior altitude da Metade Norte gaúcha, por sua vez, voltarão a ter mínimas ao redor de 0ºC ou negativas, o que deve se dar ainda em áreas de baixada da Serra do Sudeste. As tardes, por sua vez, passarão a amenas e agradáveis com máximas perto ou logo acima dos 20ºC em dias tipicamente outonais e do mês de maio.

MetSul