Tempo
Foto: Edimilson Watzlavick

A semana será marcada por extremos com grandes variações do tempo no Rio Grande do Sul com registro de frio, calor, alternância de sol e chuva, e ainda novos temporais. É o que indica a previsão do tempo da MetSul Meteorologia.

Nesta segunda-feira, parte do dia ainda tem instabilidade na Metade Norte, mas o avanço de ar seco e mais frio impulsionado por um ciclone extratropical a Leste da Argentina proporciona depois a melhora do tempo em todo o Estado. 

A massa de ar de frio favorece queda da temperatura entre a madrugada e o turno da manhã da terça-feira. Na Campanha e em pontos do Sul gaúcho, assim como em trechos dos Campos de Cima da Serra, as mínimas irão baixar de 5°C​. O frio associado ao ar seco e o vento calmo propicia o risco de formação de geada tardia isolada nestes pontos. Em grande parte das demais regiões a temperatura poderá baixar de 10°C. Durante  o dia o tempo fica firme com sol e a temperatura sobe gradativamente à tarde. No Noroeste, porém aquece mais  e a máxima poderá ficar ao redor de 30°C.

Na quarta-feira, corrente de vento de Norte/Noroeste nos baixos níveis da atmosfera transportará ar muito quente e irá favorecer abrupto aquecimento em boa parte das regiões com maior impacto entre o Oeste e Noroeste. As máximas poderão atingir ao redor de 35°C no Noroeste. O avanço muito rápido e acentuado do ar bastante quente na atmosfera mais resfriada traz instabilidade principalmente da tarde para a noite com risco de temporais de raios, granizo isolado e ocasional vento forte localizado. Há a probabilidade de configuração de uma frente quente entre quarta e quinta-feira. 

O tempo fica instável com previsão de muitas nuvens, pancadas de chuva e risco de temporais isolados na Metade Sul do Estado na quinta por esta frente, não se descartando instabilidade ainda em pontos do Centro e do Oeste. Os volumes de precipitação poderão ser altos com 50 mm em poucas horas em pontos do Sul gaúcho. Há risco ainda de vendavais isolados e granizo localizado em pontos da Metade Sul. Já na Metade Norte predomina o vento moderado a forte do quadrante Norte com forte aquecimento nas regiões próximas a fronteira com a Argentina, sobretudo entre o Noroeste e Alto Uruguai com marcas de 37°C a 39°C em algumas localidades. 

A sexta-feira será um dia de grande contraste térmico no território gaúcho. Em parte do Estado, a temperatura estará alta (Norte) e em outra mais baixa (Sul). Parte do Rio Grande do Sul terá ainda chuva, mas os modelos numéricos ainda divergem muito quanto ao posicionamento da instabilidade, concentrando uns mais a chuva no Norte gaúcho e outros ainda na Metade Sul. 

MetSul