Tempo
Prainha do Cascalho, Tiradentes do Sul. Foto: Arquivo/TP News

Chuva e sol se alternam no céu do Rio Grande do Sul nesta semana. De acordo com as previsões da Somar Meteorologia, os próximos dias serão de instabilidade no Estado, com dias de ar seco seguidos por pancadas de chuva.

Na madrugada e primeiras horas da manhã desta segunda-feira (28), as regiões Metropolitana, Serra, Noroeste, Norte e Litoral Norte tem possibilidade de chuva forte, acompanhada de raios e ventos acima dos 70km/h. Há risco de granizo em pontos isolados.

A frente fria acima do RS, no entanto, avança em direção a Santa Catarina e Paraná, de forma que o restante do território gaúcho tem tempo firme. As temperaturas seguem relativamente baixas.

Uma nova massa de ar seco garante tempo firme por todo o Rio Grande do Sul na terça-feira (29). A mudança nos ventos, que voltam a soprar do quadrante norte, ainda resulta em temperaturas bastante altas em cidades do Norte e Noroeste gaúcho, onde os termômetros passam dos 30º C. Na maior parte do Estado as temperaturas seguem amenas.

O sol não permanece por muito tempo, contudo, e já ao final da terça são esperadas pancadas de chuva, que avançam pelo Sul, Campanha, Região Oeste e Centro do Rio Grande do Sul. Já no Litoral Norte a chuva será fraca, rápida e isolada.

A instabilidade permanece na quarta-feira (30), quando a chuva forte se espalha por todas as regiões. Há alerta para forte temporais, principalmente entre o Oeste, Noroeste, Região Central, Metropolitana e Serra — onde há risco para queda de granizo.

Nesta segunda-feira, 28, haverá pancadas de chuva e trovoadas no Noroeste do RS.

Confira a previsão da semana para Três Passos:

https://www.climatempo.com.br/previsao-do-tempo/15-dias/cidade/2692/trespassos-rs

GZH