Educação
Foto: Divulgação

Na segunda-feira, 17 de maio, os alunos do 4º ao 9º Ano do Ensino Fundamental e do Ensino Médio do Colégio Ipiranga participaram da 1ª PA (Prova de Acompanhamento) deste ano letivo. 

A Prova de Acompanhamento foi criada pela escola na década de 90, quando o Colégio Ipiranga começou a participar do PEIES – Programa de Ingresso ao Ensino Superior – e seu objetivo foi o de preparar seus alunos para obterem bons resultados nas avaliações da Universidade Federal de Santa Maria.

Foi uma experiência pioneira tão eficaz, que perdura até os dias de hoje. Os professores elaboram questões sobre os conteúdos ministrados em suas disciplinas, que são compiladas num único documento de avaliação, o qual integra o conjunto das avaliações de cada trimestre.

Os alunos esperam as PAs com grandes expectativas, pois o resultado reflete o aprendizado ocorrido naquele período.

Para a Direção, as Provas de Acompanhamento são uma realimentação para os próprios alunos, pois eles podem avaliar seus desempenhos escolares, bem como para os professores, uma vez que os resultados possibilitam fazer ajustes e inovações quanto à forma de ministrar os conteúdos.

Além disso, as PAs também são um treinamento para os educandos, uma vez que a sua elaboração e aplicação remetem ao formato das provas do ENEM e dos vestibulares.

Colégio Ipiranga