Estado
Foto: Divulgação/Prefeitura de Porto Alegre

Morar em Porto Alegre significa ter contato com um lado universal, além das tradições gaúchas. A cidade é repleta de programações culturais e possui uma excelente gastronomia, além de diversas atividades ao ar livre, a Capital gaúcha tem eventos que agradam seus moradores e seus visitantes de todo o mundo.                 

A cidade gera movimento através de seus variados tipos de serviços e de sua infraestrutura de alta qualidade que são reconhecidas em todo o país, é base de grandes empresas nacionais e internacionais. E além disso, é a uma das cidades que tem um dos melhores índices de educação, longevidade e renda do país. A sua expectativa de vida é de setenta e um anos.

A região possui muitos parques, além de atividades de recreação, cultura e lazer, centros agrícolas, piscinas públicas, shoppings entre outras atrações.  Além disso, Porto Alegre ficou se destaca como uma das cidades do país em Inovação e Tecnologia, além de também estar no ranking de Saúde e empreendedorismo.


A capital gaúcha possui estações consistentes. O verão registra temperaturas acima dos vinte graus. E o inverno, é bem gelado, os termômetros chegam a marcar -2ºC e já chegou a ter neve.

Economia e Segurança

A cidade de Porto Alegre é uma das maiores economias do país. A capital concentra as atividades que mais geram renda e que mais empregam mão de obra qualificada dentro do estado do Rio Grande do Sul.


Há uma forte intensificação nas áreas do comércio, educação, saúde, entre outros. O resultado disso ao longo dos anos foram mais de 3,4 mil vagas de emprego abertas no Rio Grande do Sul somente no ano passado.


Sempre que pensamos em comprar um imóvel uma das maiores questões é a segurança. E para garantir o sossego de seus moradores, a Prefeitura de Porto Alegre aderiu o Sistema Nacional de Informações de Segurança Pública (Sinesp) da Secretaria Nacional de Segurança Pública, que promove o aumento da capacidade de resposta e a otimização dos recursos.

E agora que você já sabe um pouquinho da capital gaúcha está na hora de conhecer os melhores bairros para comprar seu imóvel.  

Rio Branco

O bairro possui ruas arborizadas, grandes e charmosas que permitem o acesso rápido a quase todas as partes da cidade.

Trata-se de um dos bairros mais tradicionais de Porto Alegre, possui vias muito importantes que facilitam a mobilidade de seus moradores.

A região possui muitos supermercados, comércio, clubes, lancherias, igrejas e locais para se divertir e tudo muito próximo. Além de escolas e faculdades de grande porte.

É muito fácil e simples encontrar imóveis no Rio Branco de todos os tipos e tamanhos, e não importa qual região do bairro você escolha será privilegiado pelas suas qualidades.

Centro Histórico

Morar neste bairro significa estar muito perto de todas as facilidades e comodidades do dia a dia, com o acesso a diversos serviços e comércios disponíveis em um dos bairros mais movimentados e importantes da capital.

Sua paisagem é feita de altos edifícios e prédios comerciais e residenciais. Já aos finais de semana, o Centro Histórico oferece ruas mais tranquilas. Além disso, o bairro possui muitas opções de lazer e muita cultura.

Gostou dessas qualidades do bairro, então procure imóveis no Centro Histórico , existem diversas opções desde apartamentos, casas e até mesmo terrenos.

Jardim Botânico

O Jardim Botânico é o bairro ideal para quem busca equilíbrio, pois nele você encontra o agito da cidade, mas também a calmaria de uma cidadezinha do interior. Morar no Jardim Botânico significa desfrutar de uma vida mais calma, mas com tudo por perto. O bairro fica localizado a cerca perto do Centro Histórico e 20 minutos do Aeroporto Internacional Salgado Filho, em Porto Alegre.

Se identificou com esse bairro? Basta pesquisar muito que você encontrar imóveis no Jardim Botânico em Porto Alegre do jeito que você sempre sonhou.

A procura pelo imóvel ideal é sempre difícil, mas o ideal é sempre pesquisar muito. Além de usar a internet para isso tente visitar os locais, também fale com os moradores, veja matérias em jornais, assim você descobre como é o cotidiano daquela região.

O mais importante é não ter pressa e também ter muita paciência, pois se esses dois fatores não estiverem presentes irão atrapalhar seu julgamento, caso tenha pressa irá pegar o primeiro imóvel que aparecer e isso pode gerar muitas dores de cabeça no futuro. Então, respire, avalie todas as suas opções, verifique os pontos negativos e positivos do local, coloque tudo na balança e somente depois assine os documentos da compra ou de locação.

Gostou dessas dicas? Compartilhe em suas redes sociais, para que mais pessoas possam saber os melhores bairros para se morar em Porto Alegre.