Tempo
Foto: Reprodução

A Semana Santa começa muito diferente de como terminará no Rio Grande do Sul. Ar mais quente e úmido traz instabilidade nesta segunda-feira com chuva na maioria das regiões e localmente forte na Metade Norte. A instabilidade, entretanto, não se resume ao dia de hoje e vai prosseguir no Rio Grande do Sul durante a terça-feira. 

Uma frente fria avança pelo território gaúcho entre amanhã e o começo da quarta-feira com instabilidade e precipitação na maioria das localidades do Estado. Os mais altos volumes de chuva são esperados em pontos do Noroeste e do Médio Uruguai, mas os acumulados mais extremos de precipitação se darão em Misiones, na Argentina, e no Oeste de Santa Catarina e parte do Paraná. 

Na quarta-feira, uma massa de ar frio começará a ingressar no Rio Grande do Sul a partir do Oeste e do Sul com um acentuado declínio da temperatura e a melhora do tempo com o retorno do sol para a maior parte das cidades gaúchas. Alguns pontos, entretanto, ainda podem ter instabilidade pós-frontal. 

Na quinta-feira, a massa de ar frio toma conta do território gaúcho e o sol vai predominar ao longo do dia. A quinta-feira começa fria já em diversas regiões, prevendo-se mínimas de 6ºC a 8ºC na fronteira com o Uruguai e na Campanha. 

Mesmo com sol, a tarde vai ser bastante amena na quinta e várias localidades não devem sequer alcançar os 20ºC. Faz frio no fim da quinta com os termômetros indicando à noite temperaturas tão baixas quanto 5ºC a 8ºC na Serra e Aparados. 

A Sexta-Feira Santa deve ter o amanhecer mais frio da semana na maioria das cidades gaúchas. Praticamente todo o Estado vai amanhecer com mínimas de um dígito e muitos municípios terão mínimas ao redor de 5ºC ou mesmo inferiores, o que deve propiciar geada. Há possibilidade de marcas ao redor de 0ºC e até negativas em baixadas das áreas de maior altitude. 

No próximo fim de semana, o ar seco e frio manterá o predomínio do sol no Rio Grande do Sul e as noites seguirão frias e com condições propícias para a ocorrência de geada isolada nas localidades de maior altitude.

Embora o frio cedo da manhã com neblina e nevoeiro em alguns pontos, as tardes serão agradáveis. O Domingo de Páscoa deve ser muito aproveitável com frio cedo e uma tarde muito agradável.

Receba as notícias do Três Passos News no seu celular:

https://chat.whatsapp.com/BMTnJNtsqa40Jxv58Jajvt

MetSul Meteorologia