Tempo
Foto: MetSul

A região dos Campos de Cima da Serra é tradicionalmente um dos pontos mais frios do país, porém nem o meteorologista mais contraditório diria que, em pleno mês de dezembro, haveria o registro de geada no local. Fato que aconteceu na madrugada desta segunda-feira (2), quando a cidade de São José dos Ausentes registrou a temperatura de 1,8ºC, menor marca no estado. Na Serra Gaúcha, as marcas não foram tão baixas como nas partes mais altas do estado, mas também fez frio por aqui com marcas variando entre 8ºC e 11ºC.

Conforme a MetSul Meteorologia, a queda da temperatura foi favorecida por uma massa de ar seco e frio de alta pressão que ingressou durante o domingo no estado, aliada a vento calmo e tempo aberto, gerando a condição ideal para o fenômeno. Sendo que o período de verão climático começou no domingo, elemento que torna ainda mais extraordinária a formação de geada nesta época do ano.

Entretanto, você pode ficar tranquilo. A temperaturas no Rio Grande do Sul deve começar a se elevar a partir da terça-feira (3), mas a madrugada ainda deve registrar marcas baixas para esta época do ano.

Portal Leouve