O IGM-CFA, que consiste em uma métrica da governança pública nos municípios brasileiros a partir de três dimensões: Finanças, Gestão e Desempenho, classificou Horizontina como o 5º melhor município brasileiro e 1º do RS em recente avaliação. A classificação se dá entre os 1.905 municípios de até 20 mil habitantes e com PIB per capita acima de R$ 15.028,00.
O estudo foi elaborado a partir de dados secundários, e considera áreas como saúde, educação, gestão fiscal, habitação, recursos humanos, transparência, violência dentre outras. O Índice CFA de Governança Municipal – IGM-CFA foi lançado em novembro de 2016 pelo Conselho Federal de Administração e analisou os dados entre os anos de 2017 e 2018.
A partir da construção de extenso banco de dados municipais, que foram extraídos de bases públicas como STN, IBGE, PNUD e DATASUS, realizou-se priorização de indicadores e variáveis e, em seguida, por meio de tratamento estatístico, foi possível gerar um resultado para cada dimensão e para o Índice. Assim como boa parte de suas fontes, o IGM será atualizado anualmente.
Nesse sentido, o Índice CFA de Governança Municipal se destaca e se diferencia de todos os demais índices já utilizados no contexto brasileiro para mensuração da performance municipal, uma vez que contempla uma visão mais ampliada sobre as dimensões da governança pública, e em especial, sobre a relação entre a dimensões fiscal, gestão e desempenho, atrelada a um inovador conjunto de metas a serem atingidos pelo município.
Com os resultados do IGM-CFA o Sistema CFA/CRAs tem em mãos diversas possibilidades de utilização do Índice, para promover boas práticas de gestão e governança pelo Brasil como debates, seminários, publicações, workshops, e prêmios para as melhores práticas.
QUEM PODE SE BENEFICIAR DESSES DADOS
Gestores municipais – O Índice pode ajudar os gestores dos municípios a visualizar as necessidades e/ou boas práticas de sua região.
Cidadãos – Com acesso à informação, estimula-se a participação social, contribuindo ainda para maior integração do governo com a sociedade.
Setor privado – Pode orientar o setor em suas ações voltadas para o desenvolvimento, incluindo alocação de recursos e público-alvo de suas atividades.
Pesquisadores – Com dados abertos, possibilita diversos tipos de análises sobre os municípios, estados e regiões brasileiras, sendo possível identificar exemplos de boas práticas e os principais desafios enfrentados.
O QUE DISSERAM LAJUS E CUNHA GESTORES DO MUNICÍPIO
Após receber a informação o prefeito Antônio Lajús destacou ser o fruto do trabalho de todos os que, além de participarem do governo, trabalharam com vontade, honestidade vestindo a camiseta de fazer mais, com menos sempre de forma responsável.
Já o vice-prefeito Jones Cunha destacou ser mais um excelente motivo para além de comemorar, reforçar na equipe da administração, o empenho e a dedicação com a gestão responsável. “Não há outro caminho, se não o da transparência, diálogo e franqueza com a comunidade e as instituições, fazer de fato o que pode ser feito, melhorar, qualificar e ampliar os serviços públicos com planejamento, inteligência e responsabilidade.
Portal Folha CIdade