Até pouco tempo atrás, muitos se pessoas se viam obrigados e se mudar de Ijuí para ingressar no mercado de trabalho, ou até mesmo, retomar suas atividades no mercado. O fechamento da Fonte Ijuí sob administração da Coca-Cola Femsa foi o último grande baque na economia local onde mais de 100 pessoas foram demitidas de uma só vez.No entanto o ano de 2019 surpreende nos seus primeiros meses pelos investimentos positivos na economia local realizadas por empresas de fora. O maior deles veio da Havan, que também será o maior gerador de empregos e deve entrar em operação ainda este ano. De acordo com o empresário Luciano Hang, a unidade de Ijuí da Havan deve ser inaugurada em 19 de Outubro e deve gerar entre 120 e 150 empregos diretos.
Logo após o anúncio da vinda da Havan para Ijuí as Lojas Renner anunciou sua entrada no mercado ijuiense com uma moderna loja no coração da cidade, nas antigas instalações do Posto Tigrão. Serão mais 70 empregos. Em seguida, as Americanas, uma das maiores redes do país, também anunciou sua vinda para Ijuí com geração de cerca de 50 vagas e por último, ainda no final de semana, a rede de lanchonetes Giraffas demonstrou interesse no município e deve se instalar também em Ijuí, com geração de 30 novos empregos.
Somando-se a estes investimentos, ainda está em fase de conclusão o Hotel Íbis, que deve gerar mais 30 vagas no mercado de trabalho. Ainda há sondagens de outras redes de lanchonetes e também de lojas de conveniência e redes de diversos segmentos. Algumas só se instalam em shoppings e isso que inviabiliza alguns investimentos em Ijuí.
Noroeste Online