O Departamento de Trânsito do Estado do Rio Grande do Sul (DETRAN-RS) divulgou dados recentes sobre a evolução da frota de veículos no estado entre 2010 e 2024. Nesse período, o número de veículos mais que dobrou, com um aumento de 101,91%, passando de 3.855.215 para 7.785.393 veículos.
A Região Celeiro, localizada no noroeste gaúcho, também apresentou crescimento, embora em ritmo inferior ao estadual. A frota na região aumentou 86,98%, passando de 54.823 para 102.511 veículos.
Destaques Regionais
Entre os 21 municípios que compõem a Região Celeiro, alguns tiveram crescimento acima da média estadual. Barra do Guarita foi o destaque, com um aumento de 146,45%, seguido por Redentora (123,95%), Inhacorá (109,59%), Tenente Portela (109,99%) e Miraguaí (100,85%). Por outro lado, Humaitá apresentou o menor crescimento na frota de veículos, com 62,20%.
A média de crescimento regional, de 86,98%, foi superada por 16 municípios, incluindo Barra do Guarita, Bom Progresso, Campo Novo e Coronel Bicaco. Já cinco municípios registraram índices inferiores à média regional: Crissiumal, Humaitá, Santo Augusto, São Martinho e Três Passos. (Confira tabela completa abaixo)
Relação Veículos por Habitante
No ano de 2024, a Região Celeiro apresenta uma média de 1,35 veículo por habitante. Apesar de São Martinho ter registrado um crescimento da frota abaixo da média regional, o município lidera no quesito veículos por habitante, com uma proporção de 1,11 veículo por habitante. Outros 11 municípios, como Campo Novo, Crissiumal e Santo Augusto, também superaram a média regional nesse índice. (Confira tabela completa abaixo)
Por outro lado, Barra do Guarita, que teve o maior crescimento percentual na frota, possui uma das menores proporções de veículos por habitante, juntamente com outros oito municípios, como Redentora, Bom Progresso e Derrubadas. Redentora, inclusive, tem a menor proporção da região, com 2,69 habitantes por veículo. (Confira tabela completa abaixo)
O expressivo aumento da frota de veículos no Rio Grande do Sul reflete o crescimento econômico e a maior acessibilidade ao transporte particular nos últimos anos. Contudo, a análise da Região Celeiro revela desigualdades tanto no ritmo de crescimento quanto na relação entre veículos e habitantes, destacando desafios no desenvolvimento equilibrado.
Para o futuro, será fundamental alinhar o planejamento urbano e rural à mobilidade, com investimentos em infraestrutura viária, transporte público e soluções sustentáveis. Esse esforço será especialmente relevante nas regiões que enfrentam maior dificuldade em acompanhar o crescimento da frota de maneira proporcional à população.
Receba as principais notícias no seu celular:
https://chat.whatsapp.com/CsFqn96YwnX36UVSJgIDeK
Siga-nos no Facebook: https://www.facebook.com/www.trespassosnews.com.br
Observador Regional
Um acidente de trânsito entre dois veículos resultou na morte de uma pessoa na noite…
Em Brusque (SC), o Ministério Público de Santa Catarina (MP-SC) iniciou uma investigação contra uma…
Três homens foram presos, neste domingo (20), por planejarem executar um homem em situação de…
Concursos públicos no RS (Rio Grande do Sul) oferecem 1.556 vagas com salários que podem chegar…
Uma mulher é investigada pela polícia do RS por se passar por biomédica e atender…
No início da noite deste domingo (20), o Corpo de Bombeiros de Três de Maio…
This website uses cookies.