Região
Foto: Reprodução

A Secretaria Estadual da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (SEAPDR) divulgou na quinta-feira (03/12), o relatório de monitoramento de surto de gafanhotos no Rio Grande do Sul. Os levantamentos foram realizados na Região Noroeste, de 30 de novembro a 02 de dezembro, de acordo com a notificação da ocorrência de focos de gafanhotos.

Segundo o engenheiro agrônomo e chefe da Divisão de Defesa Sanitária Vegetal da SEAPDR, Ricardo Felicetti, no local foram coletados gafanhotos para identificação das espécies que estão ocorrendo na região, informando, também, a incidência e a intensidade de desfolha nos cultivos e áreas de mata.

Conforme Ricardo Felicetti, os municípios com relatos de focos foram Santo Augusto, São Valério do Sul, Chiapetta, Coronel Bicaco, Campo Novo e Bom Progresso.

— Foram identificadas pelos especialistas, duas espécies de gafanhotos pertencentes à família Romaleidae, Zoniopoda iheringi e Chromacris speciosa. Não se tratam de gafanhotos migratórios da família Acrididae, pela qual foi motivada a portaria de Emergência Fitossanitária devido ao risco de ingresso pela Argentina em maio — esclarece o engenheiro agrônomo.

Secom RS