
O mapa preliminar, lançado pelo Governo do Estado na tarde da sexta-feira (28/08), mostra que a Região de Agrupamento de Palmeira das Missões (R15 e R20) continua em bandeira vermelha na 17ª rodada do modelo de distanciamento controlado. Outras nove regiões gaúchas também tiveram classificação de alto risco para propagação do coronavírus (Covid-19).
As dez regiões em bandeira vermelha (Taquara, Novo Hamburgo, Canoas, Porto Alegre, Santo Ângelo, Cruz Alta, Ijuí, Santa Rosa, Palmeira das Missões e Passo Fundo) possuem 240 municípios e 6,1 milhões de habitantes, ou seja, 54,1% da população do Rio Grande do Sul.
Até a tarde da sexta-feira, 11 regiões (Capão da Canoa, Taquara, Novo Hamburgo, Canoas, Porto Alegre, Palmeira das Missões, Passo Fundo, Pelotas, Caxias do Sul, Santa Cruz do Sul e Lajeado) haviam aderido à cogestão do modelo de distanciamento controlado, na qual podem adotar protocolos menos restritivos à bandeira na qual estão classificadas, mas no mínimo iguais à bandeira anterior. Além disso, os pedidos das regiões de Santo Ângelo, Ijuí e Santa Rosa, estão sob análise do Governo Estadual.
Associações regionais que optarem pelos protocolos alternativos podem enviar seus planos, desde que aprovados por, no mínimo, dois terços dos prefeitos e avalizados por uma equipe técnica, com no mínimo 48 horas de antecedência do início da vigência de seu plano.
Regiões e municípios que quiserem entrar com recurso à classificação preliminar podem enviar pedido de reconsideração até as 06 horas de domingo (30/08).