Economia
Decreto foi assinado nesta quinta-feira, 9. Foto: TP News

Está permitido pelo Governo do Estado do Rio Grande do Sul, entre outras medidas, o funcionamento de lojas de chocolate, lancherias, restaurantes e estabelecimentos que prestam serviços de higiene pessoal: cabeleireiros e barbeiros. As informações são do Correio do Povo.

Conforme o decreto nº 55.177, publicado no Diário Oficial do Estado nesta quinta-feira, 9, estes locais podem abrir se possuírem uma autorização municipal e sigam as regras de higiene e atendimento ao público estabelecidas em normativas anteriores.  Os funcionários deverão usar equipamentos de proteção individual e manter a distância mínima de dois metros entre clientes.

O decreto 55.177 também estabelece que as atividades desempenhadas pelo Corpo de Bombeiros Militar, incluindo aquelas relacionadas à emissão ou à renovação de alvarás de Plano de Prevenção Contra Incêndio (PPCI), como essenciais. Assim, estabelecimentos, de modo geral, podem abrir para que a vistoria e a perícia dos bombeiros sejam realizadas.

Em Três Passos, decreto municipal havia proibido salões de beleza e barbearias de funcionar, permitia restaurantes abertos ao público entre às 9h e 19h e, após, somente por tele-entregas.