Educação
Foto: Ilustração

O governo do Rio Grande do Sul, por meio da Secretaria Estadual da Educação (Seduc), promete divulgar, nas próximas horas, o cronograma de retomada das aulas presenciais. Até o fechamento desta reportagem, ainda não havia definição sobre quando isso iria ocorrer. As informações são de GZH.

A volta às aulas foi autorizada pelo próprio governo gaúcho, a partir de decreto publicado na madrugada desta quarta-feira, 28. Com o novo texto, todo o Estado passou de bandeira preta para bandeira vermelha. A medida teve como principal objetivo viabilizar juridicamente o ensino presencial, após longa disputa judicial.

Até o momento, a Secretaria Estadual da Educação afirmou apenas que estão autorizadas as preparações por parte das equipes escolares. Conforme a Seduc, as escolas já podem abrir as portas para suas equipes planejarem a volta das atividades.

Também não há informações, ainda, sobre qual será a estratégia estadual de revezamento de alunos, nos casos em que não seja possível atender simultaneamente toda a turma garantindo os protocolos de distanciamento.

Na rede estadual da 21ª CRE

Regionalmente, contudo, já há estimativas de data para retorno. Na Região Celeiro, a 21ª Coordenadoria Regional da Educação (CRE) de Três Passos prevê para esta quinta-feira, 29, que as escolas estão se organizando para o retorno do Ensino Fundamental 1, já que o retorno às aulas presenciais será feito de forma escalonada. As etapas seguintes preveem o retorno do ensino fundamental 2, do ensino médio e, por fim, dos cursos técnicos e profissionalizantes.

Na rede municipal de Três Passos

O prefeito de Três Passos, Arlei Tomazoni, assinou no final da tarde o decreto que autoriza a retomada das aulas presenciais na rede municipal de ensino, a partir da mudança nos protocolos de bandeira vermelha adotados pelo governo estadual. A Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Desporto adiantou que ainda não está definida oficialmente a data para retomada das aulas na rede municipal. A ideia é reiniciar as atividades presencialmente no próximo dia 5 de maio.

Rede particular

O Colégio Ipiranga, de Três Passos, anunciou que estará retomando as aulas presenciais nesta quinta-feira. No turno da manhã, serão recebidos os alunos do turno inverso e, à tarde, todos os alunos da Educação Infantil ao 5° ano dos anos iniciais do ensino fundamental. O retorno dos alunos dos anos finais do ensino fundamental e ensino médio será na próxima segunda-feira, dia 3 de maio.

Decreto libera aulas presenciais para todos os níveis de ensino no RS

Uma vez que as regiões deverão aplicar os protocolos de bandeira vermelha, fica permitida a retomada do ensino presencial em todos os níveis. O retorno não é obrigatório e poderá ser definido pelos pais e responsáveis dos estudantes. Quem optar por seguir em casa deverá dar sequência às atividades propostas pelo modelo de ensino remoto.

As escolas que permitirem o retorno presencial deverão seguir as regras sanitárias estabelecidas em portaria conjunta das secretarias da Educação e da Saúde, além de observar o distanciamento mínimo de 1,5 metro entre classes, carteiras ou similares, uso de materiais individuais, e vedação de atividades coletivas que envolvam aglomeração ou contato físico.

Estão permitidas, também, aulas de cursos de ensino profissionalizante, de idiomas, de arte e cultura e de música. Aulas de esporte, dança e artes cênicas precisam seguir as regras das atividades de ensino e os protocolos de serviços de educação física e/ou clubes sociais, esportivos e similares.