Tempo
Foto: Arquivo/Três Passos News

A quarta-feira (4) será mais um dia de chuva em praticamente todo o Rio Grande do Sul. O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um novo alerta para risco de temporais nas áreas destacadas em laranja (mapa abaixo). Nessas localidades, há possibilidade de descargas elétricas, queda de granizo e ventania de até 100 km/h. Além disso, não se descarta a possibilidade de queda de árvores, corte na energia elétrica e alagamentos. Apenas a Fronteira Oeste deve ter tempo firme, porém nublado.

Inmet alerta para temporais nas áreas destacadas em laranja
Inmet / Reprodução

Os maiores acumulados serão registrados em Xangri-lá, no Litoral Norte, e em Veranópolis e Vacaria, ambas na Serra: 80mm (cerca de 83% da média do volume de chuva para o mês nos municípios). Porto Alegre chega a 36mm (em torno de 33% do volume de chuva previsto para maio).

Pela manhã, Alegrete e Manoel Viana, as duas na Fronteira Oeste, e Caçapava do Sul, na Campanha, marcam 7°C, a mínima do RS. Já a máxima, de 23°C, aparece em cidades da Região Central, como Quevedos e Pinhal Grande. Na Capital, os termômetros vão de 17°C a 19°C.

Na quinta-feira (5) a chuva perde intensidade. Os maiores acumulados serão registrados nas mesmas cidades do dia anterior, mas com valores menores: 40mm (cerca de 41% da média do volume de chuva para o mês nos municípios). O sol predomina apenas na Fronteira Oeste. Nas demais regiões, o céu fica encoberto.

A menor temperatura do dia, 6°C, deve aparecer em Caçapava do Sul, na Campanha. À tarde, os termômetros de Porto Xavier e de Porto Lucena, ambas no Noroeste, não passam de 23°C, a máxima do RS. A variação térmica em Porto Alegre fica entre 15°C e 20°C.

Na Região Noroeste a quarta-feira (4) terá tempo instável, com pancadas moderadas de chuva ao longo do dia. Há risco de temporais, com trovoadas, descargas elétricas, ventania e até queda de granizo. Em Cruz Alta, os termômetros variam de 13°C a 17°C.

Receba as notícias do Três Passos News no seu celular:

https://chat.whatsapp.com/Fab5E1SQAqK0SxNiOmvzZU

Gaúcha ZH