Trânsito
Foto: Luís Carlos Pez/Três Passos News

Ilhas disciplinadoras de trânsito como a instalada próximo ao INSS, ou em outros pontos da cidade de Três Passos, muitas vezes deixam motoristas na dúvida de quem é a preferência, se a mesma é válida para as rotatórias, chegando a causar acidentes. Abaixo, definições e exemplos de rotatória e de ilha e de quem é a preferência.

Rotatória

Uma rótula (rotatória, girador ou rotunda), é uma ilha de forma circular, onde desembocam ruas e o trânsito se processa em sentido giratório.

Rotatória. Foto: Luís Carlos Pez/Três Passos News

De acordo com o artigo 29 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), tem a preferência na rotatória aquele veículo que já estiver circulando por ela.

Outra questão é a sinalização da rotatória. Em vias urbanas a placa deve ser colocada antes da interseção, no lado direito da via/pista, no máximo a 10m do prolongamento do meio fio ou a bordo do canteiro central. (Resolução 180 CONTRAN)

Ilha disciplinadora de trânsito

Caso não haja sinalização, não é rotatória, é uma ilha canalizadora de trânsito. A preferência se dá para quem segue no sentido da via preferencial.

Ilha. Foto: Luís Carlos Pez/Três Passos News

As ilhas não são rotatórias e não alteram a preferencial da via, elas servem para ordenar o fluxo de trânsito nas intersecções.

Receba as notícias do Três Passos News no seu celular:

https://chat.whatsapp.com/CagWQyL5VU7A9hgigUWaDc