Cidade
Foto: Divulgação

Nesta terça-feira, dia 19 de janeiro, profissionais da Secretaria Municipal de Saúde de Três Passos irão participar de uma capacitação em Frederico Westphalen sobre a Campanha de Vacinação contra Covid-19.

A vacinação foi autorizada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) de uso emergencial para duas vacinas: a CoronaVac, desenvolvida pelo Instituto Butantan em parceria com a Sinovac, e a da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), desenvolvida com a Astrazeneca/Universidade de Oxford.

Nesse sentido, o Governo Estadual através das Coordenadorias de Saúde está organizando os municípios para iniciar a imunização.

Nesta segunda-feira, dia 18 de janeiro, a 2ª Coordenadoria Regional de Saúde repassou aos responsáveis pelo Setor de Vacinas de cada município, subsídios técnicos para que os profissionais se preparem para este grande momento que já começou a ser vivido pela população brasileira, informou a secretária Municipal de Saúde, Márcia Gintzel.

Desse modo, amanhã, a coordenadora de vacinas, enfermeira Rejane Ceolin, e a técnica de enfermagem, vacinadora do Ciac/SUS Denilce Seidenfus, estarão participando de um treinamento que será ministrado pela Coordenadoria de Saúde.

A enfermeira explica que, a partir desta capacitação, a Secretaria Municipal de Saúde terá condições de informar à comunidade trespassense da logística e quando irá iniciar a vacinação em Três Passos. “Ainda não sabemos dizer o quantitativo de doses que virão inicialmente para o nosso município”, informou ela.

De acordo com informações da Coordenadoria Regional de Saúde, a Campanha será composta de quatro fases. Na primeira fase, serão vacinados os idosos institucionalizados, ou seja, que vivem em asilos; além de profissionais da saúde que trabalham diretamente no enfrentamento da Covid-19.

4.360 doses para a região

O governo do Rio Grande do Sul confirmou na tarde desta segunda-feira, 18, o número de doses que cada Coordenadoria Regional de Saúde (CRS) receberá da vacina contra a covid-19.

Nesta primeira remessa, a 2ª CRS, com sede em Frederico Westphalen, a qual pertence Três Passos e mais 11 cidades da Reguião Celeiro, terá no total 4.360 doses destinadas para os 26 municípios de abrangência da região. Segundo a assessoria de imprensa do governo estadual, o número de doses que cada município receberá deverá ser detalhado durante a coletiva de imprensa prevista para a noite de hoje, 19.

Assessoria de Comunicação/TP News