Saúde
Foto: Divulgação

Em março, a Associação de Apoio a Pessoas com Câncer (Aapecan) celebra 19 anos de atuação no Rio Grande do Sul com a campanha “Viva Aapecan”. A história que começou a ser construída por um grupo de voluntários nos hospitais de referência em tratamento oncológico, na cidade de Caxias do Sul (RS), hoje conta com 15 Unidades no Estado.

A primeira Unidade foi inaugurada em 2005, em solo caxiense. De lá para cá, outras 14 Unidades foram inauguradas – a mais recente em Santa Rosa em 2023. Neste ano, a instituição comemora novas conquistas, sendo elas, as inaugurações das sedes próprias das Unidades de Caxias do Sul, Pelotas e Lagoa Vermelha, previstas para este ano.

O fundador e diretor-executivo, Paulo Vasques celebra a trajetória da Aapecan nos últimos anos: “Sempre digo, nós tivemos a iniciativa, idealizamos nosso projeto, mas o sucesso da Aapecan é graças as pessoas que foram chegando, acreditaram na ideia, uniram-se ao trabalho e entenderam que estamos acima de tudo em uma missão”, pontua.

Frente a fragilidade social, econômica e emocional que a doença provoca nas pessoas com diagnóstico de Câncer e em toda a família, a Associação oferece apoio com assistentes sociais e psicólogos, os quais acolhem, orientam e identificam as necessidades de cada usuário. Ao longo dos anos, mais de 26 mil pessoas passaram pela instituição.

Somente no ano passado, 5.526 pessoas foram atendidas pela Associação, totalizando 275.475 atendimentos sociais, psicológicos, nutricionais e jurídicos. Além disso, 97.568 refeições foram distribuídas aos usuários e acompanhantes em 11 Casas de Apoio, assim como a realização de 12.889 grupos de apoio e oficinas (artesanato, culinária, música, reiki, entre outras).

Aapecan em Santa Rosa

Inaugurada em maio de 2023, a Aapecan ampliou os atendimentos cidade, passando a atender em novo endereço, em frente ao estacionamento do Hospital Vida e Saúde, na Rua Dr. Francisco Timm, 551, a poucos metros do Unacon.

No novo local, a instituição passou a oferecer o atendimento social e psicológico, bem como as refeições (café da manhã, almoço e lanche da tarde), e um local de descanso para usuários e acompanhantes dos 27 municípios atendidos pelo hospital.

Assessoria de Imprensa