Saúde

Conheça a doença que é a quarta maior causa de morte no mundo e saiba como se prevenir

A Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC) é um problema de saúde caracterizado por obstrução do fluxo aéreo que causa sintomas persistentes e diminuição progressiva da capacidade pulmonar. Atualmente, estima-se que seja a quarta causa de morte em todo o mundo, representando aproximadamente 5% dos óbitos, segundo os números mais recentes da Organização Mundial da Saúde (OMS).

Estes números tornam-se ainda mais relevantes tendo em conta que muitas pessoas com DPOC não são diagnosticadas uma vez que os sintomas, num primeiro momento, podem ser passageiros. O que se sabe é que o principal fator de risco identificado na maioria dos casos são os fumantes, já que se estima que o tabagismo represente entre 30-40% dos casos, segundo a OMS.

Embora nem todas as pessoas com DPOC sejam fumantes, existe uma estreita relação entre esta prática e as doenças pulmonares. Por este motivo, no âmbito do Dia Mundial da Doença Pulmonar Obstrutiva Crónica (DPOC), comemorado no último dia 15, é fundamental sensibilizar para os principais riscos para a saúde que esta prática acarreta.

Segundo Paola Rodríguez, médica de família, o tabagismo tem um impacto negativo em quase todos os sistemas do corpo onde se encontra: aumento do risco de perturbações mentais como ansiedade e depressão; diminuição da densidade mineral óssea que aumenta o risco de fraturas e osteoporose; dificuldades de fertilização; risco aumentado de cancro do pulmão, cavidade oral (boca, garganta, laringe), bexiga, rim e pâncreas; aumento do risco de doenças cardiovasculares; aceleração do envelhecimento e doenças de pele; e alterações na cavidade oral como gengivas inchadas, mau hálito e manchas nos dentes.

“O risco de desenvolver doenças relacionadas ao tabagismo, como a DPOC, pode persistir mesmo décadas após parar de fumar. Estudos mostram que o risco diminui, mas não é totalmente eliminado, principalmente se você fuma há muitos anos e em grandes quantidades. Assim, a relação entre tabagismo e DPOC não depende exclusivamente do tabagismo na atualidade, mas também do histórico de consumo de tabaco e de alguns fatores como predisposição genética, idade em que começou a fumar e presença de outros fatores de risco como prolongamento exposição à poluição ambiental”, esclarece.

Muitas vezes, quem quer parar de fumar apresenta sintomas de abstinência como irritabilidade, ansiedade, insônia, dificuldade de concentração e aumento do apetite. Da mesma forma, podem enfrentar outros obstáculos, como a falta de apoio e motivação.

Neste enquadramento, Paola Rodríguez aponta cinco recomendações para acabar com esta prática: estabeleça uma data específica para parar de fumar, certificando-se de que ela possa ser cumprida; identifique os gatilhos, buscando alternativas que mitiguem a tentação; envolva atividades de lazer e recreação como praticar algum esporte para ocupar a mente; reconheça que o processo é complexo e, portanto, pode ser necessário o apoio do seu círculo próximo e/ou de um profissional especializado; parar de fumar é um processo desafiador e, embora os benefícios a longo prazo sejam enormes, serão necessárias consistência e persistência.

Por fim, vale ressaltar que atualmente existem diversas tecnologias, medicamentos e abordagens terapêuticas que podem ajudar os fumantes a abandonar esse hábito. Estes incluem tratamentos medicamentosos, terapias de reposição de nicotina, intervenções comportamentais e dispositivos tecnológicos.

Para todos é recomendado o apoio e acompanhamento de um especialista. Da mesma forma, é fundamental que quem adquiriu o hábito esteja atento a sintomas como tosse crônica, dificuldade para respirar e cansaço porque, embora a DPOC não tenha cura, é uma condição tratável se diagnosticada em tempo hábil.

Receba as principais notícias no seu celular:

https://chat.whatsapp.com/CsFqn96YwnX36UVSJgIDeK

Siga-nos no Facebook: https://www.facebook.com/www.trespassosnews.com.br

O Sul

Tres Passos News

Direção e redação.

Recent Posts

MP abre investigação e intima mãe que nega vacinar filho de 3 anos contra o covid-19

Em Brusque (SC), o Ministério Público de Santa Catarina (MP-SC) iniciou uma investigação contra uma…

9 minutos ago

Polícia descobre que homem em situação de rua iria ser morto na Páscoa e crime transmitido ao vivo

Três homens foram presos, neste domingo (20), por planejarem executar um homem em situação de…

21 minutos ago

Concursos públicos no Rio Grande do Sul oferecem 1.556 vagas; confira

Concursos públicos no RS (Rio Grande do Sul) oferecem 1.556 vagas com salários que podem chegar…

1 hora ago

Falsa biomédica que realizava procedimentos estéticos é investigada pela polícia no RS

Uma mulher é investigada pela polícia do RS por se passar por biomédica e atender…

2 horas ago

Corpo de Bombeiros atende ocorrência de pessoa desaparecida em rio na Região

No início da noite deste domingo (20), o Corpo de Bombeiros de Três de Maio…

3 horas ago

Pedidos de medidas protetivas poderão ser feitos online no RS após seis feminicídios em 24h

Após o assassinato de seis mulheres em menos de 24 horas no Rio Grande do…

3 horas ago

This website uses cookies.