Saúde
Foto: Divulgação

Eleito prefeito de Bom Retiro do Sul, Edmilson Busatto (PL), de 54 anos, decidiu comemorar a vitória e descansar da campanha no Ceará. Logo que chegou a Fortaleza, começou a sentir sintomas de covid-19 e precisou ser internado. Busatto está na UTI do Hospital Regional Norte de Sobral, evoluindo bem, segundo relato da família ao presidente da Famurs, Maneco Hassen, e deve ter alta ao longo da semana.

A família informou que Busatto já poderia ter sido transferido para uma enfermaria, mas, como há vaga na UTI e faltam profissionais na enfermaria, os médicos decidiram mantê-lo sob cuidados intensivos. Os exames realizados neste domingo (6) mostraram que a evolução clínica é satisfatória, o que permitiu diminuir o fluxo de oxigênio para 4 litros por minuto, usando cateter convencional. O prefeito eleito terminou de tomar o antibiótico e receberá corticoide por mais três dias. Está caminhando, comendo e conversando e não sente mais falta de ar.

Outro prefeito eleito em 15 de novembro que está com coronavírus é Edivilson Brum (MDB), de Rio Pardo. Edivilson é irmão do deputado Edson Brum, que foi diagnosticado no dia 16 de novembro com covid-19 e que passou cinco dias na UTI da Santa Casa, mas já retornou ao trabalho. O deputado informou que o irmão está com sintomas leves, medicado e isolado em casa.

O prefeito eleito de Arroio dos Ratos, José Carlos Azeredo, 67 anos, passou uma semana internado no Hospital de São Jerônimo com covid-19, mas já teve alta e se recupera em casa.

O atual prefeito de Candiota, Adriano Castro dos Santos (PT), que disputou a eleição de 15 de novembro e perdeu para o ex-prefeito Luiz Carlos Folador (MDB), testou positivo e está isolado em casa.

A covid-19 fez uma vítima fatal na política de São Martinho. Adelino Atuati, que concorreu a prefeito pelo MDB e não se elegeu morreu no fim semana, aos 66 anos. Na semana passada, a professora Izalda Boccacio, eleita para comandar Santo Antônio das Missões, morreu aos 73 anos por complicações da covid-19.

GZH