A Secretaria Estadual da Saúde (SES) confirmou, nesta segunda-feira (20), mais uma morte por gripe A no Estado. A vítima foi uma criança de 11 meses que morava em Sapiranga, no Vale do Sinos.
Conforme a SES, o Centro Estadual de Vigilância em Saúde (Cevs) informou que a morte ocorreu em decorrência do vírus H3N2 — subtipo do vírus da gripe coberto pela vacina disponível no Sistema Único de Saúde (SUS). O bebê não estava vacinado.
Esta é a terceira morte por gripe registrada em 2019 no Rio Grande do Sul. Os outros casos foram registrados em idosos de São Gabriel e Barra do Ribeiro. Um deles foi por H1N1 e outro por H3N2.
A campanha de vacinação contra a gripe vai até o dia 31 de maio. Devem se vacinar pessoas que fazem parte do grupo prioritário: crianças (maiores de 6 meses e menores de 6 anos), gestantes, puérperas (mulheres até 45 dias após o parto), trabalhadores da saúde, indígenas, idosos, professores, pessoas privadas de liberdade, funcionários do sistema prisional, doentes crônicos, policiais e militares.
Gaúcha ZH