Foto: Freepik
A chegada da estação mais fria do ano pode trazer o aumento da incidência de doenças respiratórias, como resfriados, gripes, sinusites e bronquites. O frio, aliado à maior permanência em ambientes fechados, cria um espaço propício para a proliferação de vírus e bactérias.
Diante desse cenário, adotar medidas para fortalecer o sistema imunológico, a fim de prevenir essas doenças e manter a saúde em dia, é fundamental.
A médica pneumologista Michelle Andreata explica quais fatores propiciam a incidência dessas doenças e dá dicas de como fortalecer o sistema imunológico durante a época mais fria do ano.
A especialista conta que o ar frio e seco pode irritar as vias aéreas, facilitando a entrada de vírus e bactérias. Também há uma redução na exposição ao sol, o que diminui a produção de vitamina D, um importante modulador do sistema imunológico.
Para fortalecer o sistema imunológico durante o inverno, é fundamental manter uma alimentação balanceada, rica em frutas, legumes e verduras, que são fontes de vitaminas e minerais essenciais.
“A prática regular de exercícios físicos, um sono adequado e a manutenção de uma boa hidratação também são importantes. É recomendado evitar o tabagismo e o consumo excessivo de álcool, que podem comprometer a função imunológica”, indica a especialista.
Quanto a alimentos e suplementos que podem ajudar a melhorar a imunidade contra doenças respiratórias nesse período, a médica sugere a ingestão de alimentos ricos em vitamina C, além de fontes de zinco, carnes e leguminosas.
“Suplementos de vitamina D podem ser considerados, especialmente em pessoas com deficiência comprovada, pois essa vitamina desempenha um papel importante na resposta imunológica. No entanto, a suplementação deve ser orientada por um profissional de saúde”, alerta a profissional.
As melhores práticas para prevenir infecções respiratórias durante o inverno incluem a vacinação contra a gripe e, para aqueles que são elegíveis, a vacina contra a pneumonia.
Higienizar as mãos com frequência, evitar aglomerações, manter os ambientes bem ventilados e usar máscara em locais com alta concentração de pessoas também são medidas eficazes.
“É importante manter uma boa higiene nasal com soro fisiológico e evitar o contato próximo com pessoas infectadas. Se apresentar sintomas de infecção respiratória, vale procurar atendimento médico e seguir as orientações de isolamento para evitar a propagação de doenças”, conclui a especialista.
Receba a notícias do Três Passos News no seu celular:
https://chat.whatsapp.com/CsCEOkj2FFZHrOaxRW43ot
O Sul
Um acidente grave registrado na noite deste domingo de Páscoa (20) resultou na morte de Leandro…
O encerramento do feriado de Páscoa provocou grande movimento de veículos na manhã desta segunda-feira,…
Conheça 4 cortes modernos que valorizam os cabelos grisalhos em 2025 e garanta um visual…
Uma mulher de 35 anos, passageira de um Fiat Línea, que ficou gravemente ferida em…
Se você está pensando em comprar impressora Samsung, saiba que as versões multifuncionais da marca…
Nesta segunda-feira, 21, dia de Tiradentes, tem previsão de tempo seco ainda frio com mais…
This website uses cookies.