A Secretaria Estadual da Saúde confirmou no final da tarde desta quarta-feira, 13, mais nove mortes por coronavírus no Rio Grande do Sul. Os novos registros foram nas cidades de Arroio dos Ratos, Caxias do Sul, Esperança do Sul, Frederico Westphalen, Lajeado, Nonoai e Sapucaia do Sul, além de dois em Porto Alegre.
Segundo a SES, em Esperança do Sul, a paciente foi uma mulher, de 80 anos, que estava internada no Hospital de Caridade e faleceu na manhã de segunda-feira, 11, em Três Passos. O caso causou comoção porque, devido à suspeita de covid-19, os familiares, moradores de Três Passos e de Esperança do Sul, não puderam se despedir da ente querida. Com o óbito atestado às 11h30, por precaução, a mulher foi levada diretamente do hospital ao cemitério e sepultada, às 15 horas, em Esperança do Sul.
Conforme o secretário de Saúde de Esperança do Sul, Ademir da Cruz, ao ser questionado pela Rádio Alto Uruguai, não há nenhum óbito por coronavírus no município. A idosa realizou coleta, que foi analisada pelo Laboratório Central de Saúde Pública do Estado e o resultado deu negativo para Covid-19. O secretário, inclusive, recebeu o laudo oficial do Lacen, pela manhã, e já repassou aos familiares da vítima e informou à imprensa regional.
Ademir acredita que possa ter havido algum erro de digitação, por parte da Secretaria Estadual de Saúde, e estará entrando em contato com a 19ª Coordenadoria Regional de Saúde (CRS), com sede em Frederico Westphalen, para pedir que seja feita a correção, nesta quinta-feira, 14. Segundo ele, não há outro caso de óbito sendo investigado no município, por conta do novo coronavírus.
No Estado, o número de casos confirmados chegou próximo a 3 mil. São 2.997 casos notificados oficialmente em 208 cidades. Na Região Celeiro, as cidades com maior números de casos positivos de covid-19 são Três Passos, 37, e Esperança do Sul, 14.