Saúde
(Foto: Gabriel Santos)

Após quase dois anos, o uso de máscaras em ambientes ao ar livre pode deixar de ser obrigatório no território gaúcho. O Gabinete de Crise para Enfrentamento da Pandemia no Rio Grande do Sul encomendou junto aos técnicos do governo e ao Comitê Científico um estudo para flexibilizar a regra.

A intenção do Estado é mudar de obrigação para recomendação o uso de máscara em ambientes ao ar livre, algo que já foi adotado por algumas capitais e estados. Ontem à tarde, em comunicado nas redes sociais, o governo gaúcho informou que não há prazo para a análise do estudo e da possível mudança.

A tendência é de que o comitê se reúna na próxima semana para debater a viabilidade da proposta. O pedido partiu do governador Eduardo Leite, que está em viagem aos Estados Unidos e deve retornar somente na próxima semana.

Caso o governo opte pela flexibilização, será a segunda medida de impacto em relação ao uso de máscaras em duas semanas. Em 26 de fevereiro, um decreto foi publicado colocando o acessório como “recomendado” para crianças de 6 a 11 anos. A situação parou na Justiça, que manteve a obrigatoriedade.

Suporte

Médico infectologista que conduziu a pesquisa clínica da CoronaVac no Hospital São Lucas, em Porto Alegre, Fabiano Ramos alerta que a retirada da obrigatoriedade do uso de máscara deve vir acompanhada de outras medidas para evitar uma nova propagação do vírus.

Entre as ações, Ramos entende que é necessário aumentar a testagem e oferecer um diagnóstico mais rápido da doença. “E, claro, uma mudança de cultura, de consciência das pessoas. Quem tiver sintomas, tem que se afastar ou procurar o diagnóstico. Ainda mais que o inverno chega com outros vírus. São ações mais importantes do que simplesmente discutir se pode ou não tirar a máscara”, analisa.

O médico também reforça que os governos devem manter a prioridade na vacinação contra a covid-19. Ele integra um grupo que discutirá hoje, junto com o governo de Porto Alegre, a utilização do uso de máscara na capital.

Flexibilizações no país

• Ao menos seis capitais e o Distrito Federal flexibilizaram a obrigatoriedade do uso de máscaras em ambientes abertos. A recomendação ocorre em Belo Horizonte (MG), Cuiabá (MT), São Luís (MA), Boa Vista (RR) e Manaus (AM). São Paulo e Teresina (PI) devem seguir o mesmo caminho;

• Estados como o Rio de Janeiro, Santa Catarina, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Maranhão também regulamentaram a flexibilização das máscaras;

• A cidade do Rio de Janeiro retirou, na última segunda-feira, 7, a obrigatoriedade do acessório tanto ao ar livre quanto em ambientes fechados.

Receba as notícias do Três Passos News no seu celular:

https://chat.whatsapp.com/HFKl9gaK9NmEi5SMTiG16p

A Hora