Saúde

Hábito de acelerar vídeos e áudios pode impactar na saúde mental, dizem especialistas

Grande parte das plataformas tem o recurso de acelerar os conteúdos, como áudios e vídeos. A prática, apesar de comum, pode causas problemas na saúde mental, contração, atenção e até mesmo despertar um quadro de ansiedade generalizada, dizem os especialistas. Para eles, é fundamental entender o que leva a preferir uma velocidade mais rápida.

Segundo Carlos Manoel Rodrigues, professor de psicologia do Centro Universitário de Brasília, estudos mostram que a aceleração de conteúdos pode aumentar o mind wandering (divagação mental, na tradução para o português) e afetar a compreensão em algumas circunstâncias. “Para adultos e crianças, esse hábito pode dificultar a habilidade de se concentrar em atividades que demandam um processamento mais detalhado ou reflexivo, já que o cérebro pode se acostumar a um ritmo mais acelerado de estímulos”, explica.

A publicitária Juliana Caldas assumiu que tem o hábito de acelerar os conteúdos e que percebe uma mudança no comportamento. “Sinto que tenho menos paciência com a demora”. O professor explica que estudos recentes indicam que a antecipação de respostas rápidas em mensagens instantâneas pode aumentar a excitação fisiológica e gerar frustração ou impaciência quando as respostas não chegam na velocidade esperada.

Já para a especialista em moda e empresária Bárbara Cardelino, a sensação é de que “tudo é para ontem”. “Sinto que as pessoas estão extremamente inquietas e imediatistas, e me incluo nisso. O que pode ser traduzido, sim, em ansiedade. Tudo é para ontem. Vejo como uma consequência da revolução digital que vivemos desde a introdução da internet e das redes sociais”, afirma. A publicitária Sara Magalhães afirma que não tem o hábito de ouvir as coisas na velocidade “normal”. “Não acelero nada, odeio. Eu percebo que as pessoas cada vez mais estão com uma falsa sensação de urgência”, reflete.

Para o conselheiro do Conselho Federal de Psicologia Rodrigo Acioli, existe uma espécie de obrigação de acelerar para obter mais informações. “Com toda a demanda que nós temos no dia a dia, que nós nos sentimos na obrigação de acelerar para obter mais informações, responder com maior celeridade. É como se fosse uma reação nossa as demandas da sociedade”, explica.

Crianças

Acioli também explica que esse hábito pode contribuir para aumentar a ansiedade de crianças. Ele utiliza o exemplo de um cirurgião, que precisa de concentração e paciência para realizar uma cirurgia. Cada geração nasce com novas habilidades, mas, se condicionarmos as crianças e adolescentes a viverem um ritmo acelerado, podemos, sim, ter dificuldade de encontrar novos procissionais para áreas que exigem mais concentração.

O que fazer para se proteger?

Rodrigues afirma que é fundamental buscar atendimento quando se percebe um impacto negativo na vida diária e no bem-estar emocional. Sinais como falta de concentração, aumento da irritabilidade, ansiedade ao consumir conteúdos em velocidades normais, e sentimentos de sobrecarga ou exaustão mental podem indicar a presença de um problema subjacente que merece atenção

Confira algumas estratégias:

– É importante limitar o tempo de exposição a conteúdos acelerados e criar intervalos regulares para desconectar e permitir que o cérebro descanse;

– Fazer uma curadoria consciente dos conteúdos que consumimos, escolhendo informações relevantes e evitando a sobrecarga.

– Práticas como a meditação e a atenção plena podem ajudar a treinar o foco e a reduzir a sensação de pressa ou ansiedade associada ao consumo rápido de informações.

Receba a notícias do Três Passos News no seu celular:

https://chat.whatsapp.com/DQDP80AM1AuE8kxc2pC6Ex

R7

Tres Passos News

Direção e redação.

Recent Posts

“A Edelvânia pagou sua pena com a vida”, afirma defesa da apenada encontrada morta

Encontrada sem vida na prisão, em Porto Alegre, Edelvânia Wirganovicz, de 51 anos, foi sepultada…

10 horas ago

Acidente na BR-386 deixa ao menos uma pessoa morta e quatro feridas, no RS

Um grave acidente na BR-386, em Triunfo, resultou na morte de um homem de 64…

11 horas ago

Três Passos se prepara para a 19ª Cavalgada da Fé com apoio da Prefeitura

Na manhã desta quinta-feira (24/04/2025), o vice-prefeito de Três Passos, Rodrigo Ipê, e o secretário…

11 horas ago

Criança de um ano morre no Norte do Rio Grande do Sul após se afogar em piscina

Uma menina de 1 ano morreu após um afogamento ocorrido na tarde de quarta-feira, 23,…

11 horas ago

Sete pessoas são presas na Operação Reditus em duas cidades da Região

A Polícia Civil do Rio Grande do Sul, por meio da 14ª Delegacia de Polícia…

11 horas ago

Cotricampo assume estrutura de recebimento de grãos que era gerida pela Apronova, em Crissiumal

A Cotricampo promoveu na manhã desta quinta-feira (24), na localidade de Vista Nova, no município…

11 horas ago

This website uses cookies.