Saúde

Insônia: neurologista alerta que o problema é uma queixa frequente no consultório

A Associação Brasileira do Sono (ABS) aponta que 73 milhões de brasileiros lidam com a insônia. As cantoras Claudia Leitte e Sandy, por exemplo, já disseram publicamente que sofrem com o problema. A entidade diz também que fatores como idade, sexo e condição socioeconômica são determinantes na identificação da população que sofre com a insônia. O problema é mais comum entre as mulheres, por ser possível que haja influência hormonal nesse padrão, uma vez que os índices de insônia começam a aumentar no sexo feminino. Em relação aos homens, a partir da puberdade.

A neurologista Ana Carolina Dias Gomes (CRM-SP 171.300 e RQEs 60.963 e 609.631), especialista em Medicina do Sono pelo Instituto do Sono, conta que a insônia pode se tornar crônica quando o distúrbio interfere na qualidade de vida do paciente, piorando o seu dia a dia. A médica explica que, na insônia inicial, a pessoa terá dificuldade de “pegar” no sono, costumando estar relacionada a sintomas ansiosos. Já a insônia de manutenção está associada a outros transtornos do sono, especialmente a apneia, mas pode ter outras causas, como a própria ansiedade, ou não ter nenhuma.

“Todos esses subtipos de insônia inicial, manutenção e perda precoce podem ser primários, sem ter alguma causa evidente. Raramente não tem alguma comorbidade junto, não tem nenhuma outra alteração que acabe facilitando o aparecimento, o que chamamos de perpetuação do aparecimento da insônia. Além disso, tem a insônia terminal ou despertar precoce, o paciente que acorda antes do horário que ele gostaria, e está geralmente relacionado à depressão”, esclarece.

Saúde mental

Conforme a especialista, a insônia pode ser relacionada à saúde mental porque o paciente acaba dormindo menos do que o tempo que deveria, piorando os sintomas psiquiátricos. Ana Carolina ressalta que, geralmente, na insônia crônica, o paciente tem sintomas há mais de três meses, podendo ter piora do humor — depressão que pode agravar a insônia.

A médica reforça que além da privação de sono, existem outras questões, como o hiperalerta. Ela lembra que a insônia causa no indivíduo uma ativação no qual o sistema de luta ou fuga é mantido e isso piora a qualidade de vida do paciente. “É como se ele ficasse em alerta, mais sujeito ao estresse e à ansiedade. Há sintomas secundários relacionados, como o aumento de pressão arterial”, pontua.

Estratégias para evitar a insônia

A neurologista salienta que a principal estratégia é a higiene do sono. Ana Carolina orienta que é preciso ter atenção ao uso de estimulantes ao anoitecer, tentar deixar o ciclo circadiano saudável, expondo-se à luz pela manhã ao acordar e reduzir as luzes à noite, fazer a indução do sono com rotinas relaxantes e atividade física (principalmente se for possível matinal).

De acordo com a recomendação da especialista, o indivíduo deve evitar ficar na cama sem sono. Isso gera estresse e acaba piorando ainda mais a indução do sono do paciente. “Mesmo que seja no meio da noite, é melhor, é mais eficaz se levantar e fazer alguma coisa que geralmente dê sono, como uma leitura com a luz baixa até o sono vir”, finaliza.

Receba as principais notícias no seu celular:

https://chat.whatsapp.com/LcUkJiPfFhlIDqww4qC7Wn

Siga-nos no Facebook: https://www.facebook.com/www.trespassosnews.com.br

O Sul

Tres Passos News

Direção e redação.

Recent Posts

Álcool pode envelhecer o cérebro mais cedo do que se pensava, mostra pesquisa

O consumo de álcool leva ao envelhecimento do cérebro mesmo em adultos jovens. De acordo…

5 minutos ago

3 curiosidades sobre a bela-emília que tornam a planta ainda mais especial

Conheça 3 curiosidades sobre a bela-emília que revelam sua beleza, usos medicinais e resistência surpreendente…

8 horas ago

Jovem vítima de acidente residia em Lajeado e veio visitar o pai em Esperança do Sul

Um acidente grave registrado na noite deste domingo de Páscoa (20) resultou na morte de Leandro…

11 horas ago

Retorno do feriado causa filas na travessia do rio Uruguai, entre Barra do Guarita e Itapiranga

O encerramento do feriado de Páscoa provocou grande movimento de veículos na manhã desta segunda-feira,…

11 horas ago

4 cortes modernos para valorizar cabelos grisalhos em 2025

Conheça 4 cortes modernos que valorizam os cabelos grisalhos em 2025 e garanta um visual…

13 horas ago

Mulher de 35 anos segue na UTI após acidente com morte na VRS-822, em Esperança do Sul

Uma mulher de 35 anos, passageira de um Fiat Línea, que ficou gravemente ferida em…

18 horas ago

This website uses cookies.